quarta-feira, 6 de novembro de 2013

POR QUE MORREMOS?

Há um dia no ano dedicado àqueles que já partiram deste mundo e deixaram saudades. É quando os parentes e amigos fazem uma pausa para lembra-los, levar-lhes flores e refletir sobre as suas vidas. Mas, convenhamos, entender a morte, não é um assunto muito simpático. Morte é uma palavra estranha, triste e assustadora. Chegam a pintá-la como uma caveira segurando uma foice! Para a maioria, se fosse possível, fugiria da morte, tão indesejável ela é!

Talvez seja este um dos maiores temores que o ser humano sofre: Pavor da morte. Porque é certo que, queiramos ou não, teremos que enfrentá-la. E já que é assim, por que não tentar entender a morte? Mas, alguém poderia dizer: - É possível entender a morte? Sim, é possível, se encararmos este tema à luz das Escrituras. Você vai se surpreender e até concluir que, afinal, a morte não assusta tanto assim!

Mas, para isso, é necessário conhecer o registro bíblico e constatar o que o Deus Altíssimo declara a respeito da morte, como enfrentá-la e como vencê-la. Em primeiro lugar é preciso identificar os três tipos de morte apresentadas nas Escrituras: a morte física, a morte espiritual e a morte eterna. De duas delas você pode escapar, dependendo da decisão que você tomar, ainda em vida, com respeito a Cristo.

Se você aceitar, pela fé, o Senhor Jesus Cristo como Salvador, você se livrará da morte espiritual e da morte eterna! No exato momento em que ocorrer a sua conversão a Cristo, você receberá vida espiritual e vida eterna, que são justamente o oposto da morte espiritual e morte eterna. Mas, alguém perguntaria:- O que é morte espiritual e morte eterna?

Morte espiritual foi o que aconteceu lá no jardim do Éden, quando todos nós, representados por Adão e Eva, sucumbimos diante do pecado! Ali, naquele momento triste, o pecado causou a separação espiritual entre a humanidade e Deus. Por causa disso, todos nós nascemos mortos espiritualmente. (Rm 5:12-21; Ef 2:1-10) Em resumo: Morte espiritual é estar separado espiritualmente de Deus!

Morte eterna é a extensão da morte espiritual, para aquele que morre fisicamente, sem Cristo! Aquele que durante a sua vida física e terrena, rejeitou o sacrifício expiatório de Cristo e partiu para a eternidade, já em estado de morte espiritual. Assim, quem já estava separado de Deus espiritualmente, pela morte física, morre eternamente, ou seja, ficará separado de Deus para sempre! Isto é morte eterna! (Hb 9:27; Jo 3:16-36)

E a morte física? Esta, todos conhecem muito bem! É quando o elemento espiritual se separa do elemento físico! Ou quando a alma (espírito) deixa o corpo. Fica só a matéria: “És pó e ao pó tornarás” (Gn 3:19)! E é nesse ponto que alguns acham que tudo acabou! Mas não é isso que aparece nas Escrituras! Há vida eterna e morte eterna após a morte física. Vida eterna para aquele que está em Cristo e morte eterna para aquele que está sem Cristo!

Cristo aniquilou os três tipos de morte na cruz: Anulou a morte espiritual, quando levou sobre Si os pecados do mundo e os expiou na cruz! Era o pecado que nos separava de Deus? Sim, era. Mas, agora, após o sacrifício de Cristo, essa barreira não existe mais! Através de Cristo o ser humano pode voltar a ter comunhão com Deus. Anulada a morte espiritual, como consequência, anulou-se também a morte eterna, para quem está em Cristo! E a morte física? Esta, também foi anulada pela ressurreição de Cristo! Sim, pois as Escrituras revelam que haverá ressurreição para nós também! Como Cristo ressuscitou, nós também ressuscitaremos! Corpos incorruptíveis! (I Co 15:1-58)


Concluindo, nenhum tipo de morte representa o fim. – Sim, não tem jeito mesmo! Somos eternos, querendo ou não! O importante, então, é vivermos eternamente com Deus! Ou você viverá eternamente com Deus ou viverá eternamente sem Deus! Só depende de sua decisão com respeito a Cristo! Eis o que Ele diz: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim, não morrerá, eternamente. Crês isto?” (Jo 11:25-26) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário