“Levantou Ló os olhos, e viu toda a campina do
Jordão, e que era bem regada (antes de o Senhor ter destruído Sodoma e
Gomorra), e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, na direção de
Zoar. Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu para o
oriente. Habitou Abrão na terra de Canaã, e Ló habitou nas cidades da campina,
e armou as suas tendas até Sodoma. Ora, eram maus os homens de Sodoma, e
grandes pecadores contra o Senhor.” (Gn 13:10-13)
A propaganda, quase sempre, é mais bonita que o
produto. Quantas vezes, seduzidos pela propaganda, acabamos adquirindo um
produto, e a nossa satisfação nem sempre é correspondida. Podemos dar vários
nomes a isso: Enganação, tapeação, logro, porém o nome que o mercado dá para
essas práticas, são nomes até charmosos, tais como “técnicas avançadas de
comércio” ou, para ficar mais chamativo, “marketing de vendas ” ou ainda,
“tantos passos para atingir o sucesso nas vendas” e por aí vai!
Poucos são os profissionais que levam em conta
a satisfação do cliente, o compromisso com a qualidade, postura profissional,
ética, seriedade nas negociações, e o que é mais importante: a manutenção do
cliente! É claro que uma pessoa está sujeita a ser enganada uma vez, porém,
dificilmente essa pessoa cairá segunda vez no mesmo engano.
E assim vivemos nós! Rodeados por toda sorte de
influências, sugestões, parece que sempre há alguém interessado em nos induzir
a fazer alguma coisa, nem sempre para o nosso bem! Ora, essa tendência humana
já pode ser constatada desde o jardim do Éden!
O primeiro a fazer uso da
propaganda enganosa, foi Satanás, o maligno, o príncipe das trevas. E é claro
que ele utilizou as melhores técnicas. Colocou Eva em frente ao fruto proibido
e começou com as suas insinuações: Veja como é bonito, charmoso, é muito bom
para deixar você mais sábia, inteligente! Imagine só, você vai ficar tão
inteligente quanto Deus!
O fato é que Eva não resistiu às insinuações do
maligno. Se houvesse o recurso da televisão lá no jardim do Éden, poderíamos
imaginar Eva assistindo seu programa favorito, e nos intervalos comerciais,
dá-lhe propaganda: Música envolvente e uma voz convincente, dizendo: “Observe a
cor... veja o formato... sinta o perfume...coma...você quer...você pode... Enfim,
a propaganda foi tal, que levou Eva não só a consumir o produto, como a induzir
outros a fazerem o mesmo! E cá estamos nós, hoje, sujeitos a todo tipo de
engano, tapeação e frustrações!
Na experiência de Ló, não foi diferente. Ele
ficou seduzido pela beleza e fertilidade das campinas do Jordão, e foi morar
bem pertinho de Sodoma, onde teve o desprazer de conviver com vizinhos maus e
grandes pecadores contra o Senhor. Ló também deve ter pensado: “Fui seduzido
pela propaganda enganosa!”
É bom que você fique com os olhos bem abertos,
pois as técnicas de enganação continuam em vigor! O apóstolo João chama essas
técnicas de “concupiscência da carne, concupiscência dos olhos e a soberba da
vida”. (I Jo 2:16) Essa palavra “concupiscência” indica “desejo ardente”, ou
seja , falta de domínio próprio.
A única forma de você se livrar de todo engano,
mentira, falsidade e frustrações é entregando a sua vida a Cristo, colocando a
sua fé no sacrifício remidor do Senhor
Jesus! Observe como Cristo expõe Seus princípios de forma clara, direta. Veja:
“Entrai pela porta estreita (larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz
para a perdição e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta
e apertado o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com
ela.” (Mt 7:13-14)
Perceba como Cristo adverte que a porta é
estreita e o caminho é apertado, sendo poucos os que entram por ela, porém, o resultado qual é? Resposta:
Vida! Vida em abundância! Vida com Cristo!
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