quarta-feira, 17 de abril de 2013

MENTIR OU OMITIR?


“Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por causa de ti, e que viva a minha alma por tua causa.” (Gn 12:13)
Hoje, é comum ouvir por aí “eu não menti, eu apenas omiti” ou, “mentir é uma coisa, omitir é outra”. E assim, com um jogo de palavras, as pessoas prosseguem o seu caminho “omentindo” sempre que acham necessário!
Abrão pensou da mesma maneira quando disse e pediu a Sarai que confirmasse que ela era sua irmã, pois, segundo ele, a vida dele estava ameaçada, por causa da beleza de Sarai. Abrão achava que não estava mentindo, pois Sarai era, de fato, meio-irmã dele. Em Gênesis, capítulo vinte, Abrão informa que Sarai era filha do seu pai, mas não filha da sua mãe, o que a tornava também, por parte de pai, irmã dele. Assim, ele não mentiu, apenas omitiu que ela era também sua esposa. Não comentaremos agora sobre este tipo de relacionamento. Desejamos apenas destacar o fato de que Abrão fez uso desse artifício para proteger sua vida. Resta perguntar: Havia mesmo necessidade disso? Temos aqui, três possibilidades:
Primeira: Será que Abrão não pintou o inimigo mais feio do que era? Imaginou um risco que não havia? Achou que todos os homens egípcios haveriam de cobiçar sua esposa, e seriam capazes de matá-lo por causa dela! Esse temor se confirmou?
Segunda: Esse temor só não se confirmou porque houve a interferência de Deus!
Terceira: Mesmo que Deus não tivesse interferido na questão, aqueles homens respeitariam a Sarai, se soubessem que ela era esposa de Abrão. Foi o que Faraó e Abimeleque disseram quando chamaram a atenção de Abrão.
Porém, acredito numa outra possibilidade, que vale para todos os cristãos! Abrão sofreu por antecipação, omitiu por desespero e tentou resolver um problema sozinho, esquecendo-se de que podia confiar no Senhor, mesmo sendo uma questão tão pessoal a ponto de ele achar que Deus não se envolveria naquele assunto.
Como que Deus não se envolveria naquela questão? A vida de seu servo Abrão era ou não importante para Deus? Claro que era! Afinal, o Senhor nosso Deus chegou a ficar de plantão entre Faraó e Sarai e se colocou no meio deles, só para não permitir que Faraó, sequer, tocasse em Sarai! É como se Deus dissesse a Faraó: “Esta aqui, não! Ela é esposa do meu servo, Abrão! Nela você não põe a mão! E de tal forma Deus “comprou a briga de Abrão”, que feriu a Faraó e a sua casa com grandes pragas, por causa de Sarai, mulher de Abrão.
Assim, aprendemos, que todos os nossos problemas interessam a Deus também! Não caiamos no erro de acharmos que determinadas questões ficam fora do interesse de Deus! O Senhor provou a Abrão que não é assim! Ele se interessa por tudo o que nos diz respeito!
A rigor, mesmo que o perigo que Abrão sentia em relação à sua esposa, fosse real, que diferença isso faria para Deus? Será que o Senhor nosso Deus haveria de se intimidar, se todos os homens egípcios resolvessem “se armar até aos dentes” para sequestrar Sarai? Será que, nesse momento, Deus diria a Abrão: “O problema é seu! Fuja! Eu não posso me envolver nessas questões?” Ora, o Senhor provou que o problema era dEle, sim!
Portanto, Abrão “omentiu” desnecessariamente! Aliás, existe mesmo alguma situação em que a mentira seja uma necessidade? Pense! Mas pense sob o ponto de vista de Deus! O nosso Deus ama a verdade e abomina a mentira! As Escrituras revelam que Ele não pode mentir, pois não é homem para que minta! Assim, a mentira é uma característica que revela a condição frágil, covarde e pecaminosa da humanidade! Não é isso que o cristão aprende com Cristo! Ele nos ensinou: “...e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” (Jo 8:32)

    MENTIRA U OMISIÓN?

"Oye, te ruego, que eres mi hermana, para que yo vaya bien a causa de vosotros, y mi alma vivirá gracias a ti." (Génesis 12:13)
Hoy en día es común escuchar allí "No mentí, omití" o "la mentira es una cosa, otra cosa es omitir". Y así, con un juego de palabras, la gente persigue su camino "mentir-omitiendo" siempre que sea necesario.
Abram pensó de esta manera cuando se le preguntó Sarai para confirmar que ella era su hermana, porque, según él, su vida estaba en peligro debido a la belleza de Sarai. Abram no pensaba que estaba mintiendo, porque Sarai era su media hermana. En el Génesis, capítulo veinte, Abram dice que Sarai era la hija de su padre, pero no hija de su madre, haciéndole a su hermana por su padre. Así él no mintió, pero omite que también era su esposa. No vamos a comentar ahora en este tipo de relación. Sólo nos gustaría destacar el hecho de que Abraham utilizó este dispositivo para proteger su vida. Aún está por preguntar: ¿Esto era realmente necesario?
Aquí tenemos tres posibilidades.
Primero: Abram pintó el más feo enemigo de lo que era? Se imaginó que existía un riesgo? Pensaba que todos los egipcios se codician su esposa y quizá lo matara por eso? Este temor se confirmó?
Segundo: Este temor no se confirmó porque había interferencia de Dios.
Tercero: Aunque Dios no interfiere en problemas a estos hombres respetarían Sarai cuando supieron que ella era la esposa de Abram. El Faraón y Abimelec dijo esto a Abram.
Sin embargo, creo en la otra posibilidad, que se aplica a todos los cristianos. Abram sufrido por la anticipación, se omitió por la desesperanza y trató de resolver un problema por sí mismo. Se olvidó que él podría confiar en el Señor, incluso para resolver un asunto personal.
Como Dios no interviene en este asunto? La vida de su siervo Abram era o no era importante para Dios? Por supuesto que era! El Señor se interpuso entre el Faraón y Sarai no permitiendo que te molesta Sarai. Era como si Dios le dijo a Faraón: "Esta mujer no lo hace! Ella es la esposa de mi siervo Abraham! Aquí usted no pone la mano! "De alguna manera Dios" compró la pelea Abram "e hirió a Faraón ya su casa con grandes plagas, por causa de Sarai, mujer de Abram.
Así nos enteramos de que todos nuestros problemas son importantes para Dios también. No podemos pensar que ciertos asuntos no importan a Dios. Él está interesado en todo lo que nos concierne.
A pesar de que el peligro de que Abram sentía por su esposa fuera real, no importa a Dios. ¿Se sentiría el Señor intimidado si todos los egipcios resolvessm secuestrar Sarai? En ese momento Dios pudo decir a Abram: "¡Ese es tu problema! ¡Escapa! Yo no me meto en estas assuntos.” Pero el Señor  demostró que el problema era también su problema.
Abram se omitió innecesariamente. ¿Incluso hay una situación en la que la mentira es una necesidad? ¡Piensa! Pero usted debe pensar desde el punto de vista de Dios. Nuestro Dios ama la verdad y aborrece la mentira. Las Escrituras revelan que Él no puede mentir, porque no es un hombre que miente. Una mentira es una característica que revela la condición de la humanidad débil, cobarde y pecaminoso. Y no es que lo que los cristianos aprenden de Cristo. Él nos enseñó: "... y conoceréis la verdad y la verdad os hará libres." (Jn 08:32)



LYING OR OMITTING


"Say, I pray thee, thou art my sister: that it may be well with me for thy sake; and my soul shall live because of thee." (Gen 12:13)
Nowadays it is common to hear "I did not lie, I just omitted" or "lying is one thing, another is omitted." And so, with a word game, people follow their way "omitting" whenever they think necessary.
Abram thought like this when he asked to Sarai to confirm that she was his sister, because, according to him, his life was in danger because of Sarai's beauty. Abram did not think he was lying, because Sarai was, in fact, his half-sister. In Genesis, chapter twenty tells us Abram that Sarai was the daughter of his father but not the daughter of his mother, which made it also, by his father, his sister. So he did not lie, he just omitted that she was also his wife. We will not comment now on this type of relationship. We just emphasize the fact that Abraham used this artifice to protect his life. I can only ask: had even needed this?
We have three possibilities.
First: Did Abram paint the enemy uglier than he really was? Did he imagine that there was a risk? Did he think that all Egyptian men would covet his wife, and would be able to kill him because of it? Was this fear confirmed?
Second: That fear was not confirmed because there was interference from God.
Third: Even if God did not intervene in the matter, those men would respect Sarai, if they knew that she was Abram’s wife. The Pharaoh and Abimelech said unto Abraham, and they called his attention.
However, I believe in another possibility, which is true for all Christians. Abram suffered by anticipation, he omitted by despair and he tried to solve a problem alone. He forgot that he could trust in the Lord. He thought this was a very personal problem and God would not be involved in that subject.
As God would not to be involved in that issue? The life of his servant Abram was not important to God? Of course it was! After all, the Lord our God has come to be on duty between Pharaoh and Sarai and if placed in the middle of them, only to not allow the Pharaoh touched to Sarai. It is as if God said to Pharaoh: "You are here, not! She is the wife of my servant, Abram! Do not put your hands in her!" In some way, God "bought the fray of Abram" and smote the Pharaoh and his house with great plagues because of Abram's wife.
In this way we learned that all our problems are of interest to God also. We cannot find that certain issues are not of God's interest. The Lord proved it to Abram that He cares about everything that concerns us.
Even though the danger that Abram felt about his wife's real what difference would it make to God? Will the Lord be bullied if all Egyptians decided to arm themselves to kidnap Sarai? Maybe this time God should say to Abram: "The problem is your man! Escape! I cannot involve me in these issues. "But the Lord also proved that the problem belonged to him!
So Abram has omitted unnecessarily. By the way, there is even a situation in which the lie is a necessity? Think! But think from the point of view of God. Our God loves the truth and hates lies. The Scriptures reveal that He cannot lie because he is not a man of lies. A lie is a feature which reveals a frail humanity, cowardly and sinful. This is not what we learn from Christ. He taught us: "... and you shall know the truth and the truth shall make you free." (Jn 8:32)


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