“Dize,
peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por causa de ti, e que viva a
minha alma por tua causa.” (Gn 12:13)
Hoje, é comum ouvir por aí “eu
não menti, eu apenas omiti” ou, “mentir é uma coisa, omitir é outra”. E assim,
com um jogo de palavras, as pessoas prosseguem o seu caminho “omentindo” sempre
que acham necessário!
Abrão pensou da mesma maneira
quando disse e pediu a Sarai que confirmasse que ela era sua irmã, pois,
segundo ele, a vida dele estava ameaçada, por causa da beleza de Sarai. Abrão
achava que não estava mentindo, pois Sarai era, de fato, meio-irmã dele. Em
Gênesis, capítulo vinte, Abrão informa que Sarai era filha do seu pai, mas não
filha da sua mãe, o que a tornava também, por parte de pai, irmã dele. Assim,
ele não mentiu, apenas omitiu que ela era também sua esposa. Não comentaremos
agora sobre este tipo de relacionamento. Desejamos apenas destacar o fato de
que Abrão fez uso desse artifício para proteger sua vida. Resta perguntar:
Havia mesmo necessidade disso? Temos aqui, três possibilidades:
Primeira: Será que Abrão não
pintou o inimigo mais feio do que era? Imaginou um risco que não havia? Achou
que todos os homens egípcios haveriam de cobiçar sua esposa, e seriam capazes
de matá-lo por causa dela! Esse temor se confirmou?
Segunda: Esse temor só não se
confirmou porque houve a interferência de Deus!
Terceira: Mesmo que Deus não
tivesse interferido na questão, aqueles homens respeitariam a Sarai, se
soubessem que ela era esposa de Abrão. Foi o que Faraó e Abimeleque disseram
quando chamaram a atenção de Abrão.
Porém, acredito numa outra
possibilidade, que vale para todos os cristãos! Abrão sofreu por antecipação,
omitiu por desespero e tentou resolver um problema sozinho, esquecendo-se de
que podia confiar no Senhor, mesmo sendo uma questão tão pessoal a ponto de ele
achar que Deus não se envolveria naquele assunto.
Como que Deus não se envolveria
naquela questão? A vida de seu servo Abrão era ou não importante para Deus?
Claro que era! Afinal, o Senhor nosso Deus chegou a ficar de plantão entre
Faraó e Sarai e se colocou no meio deles, só para não permitir que Faraó,
sequer, tocasse em Sarai! É como se Deus dissesse a Faraó: “Esta aqui, não! Ela
é esposa do meu servo, Abrão! Nela você não põe a mão! E de tal forma Deus
“comprou a briga de Abrão”, que feriu a Faraó e a sua casa com grandes pragas,
por causa de Sarai, mulher de Abrão.
Assim, aprendemos, que todos os
nossos problemas interessam a Deus também! Não caiamos no erro de acharmos que
determinadas questões ficam fora do interesse de Deus! O Senhor provou a Abrão
que não é assim! Ele se interessa por tudo o que nos diz respeito!
A rigor, mesmo que o perigo que
Abrão sentia em relação à sua esposa, fosse real, que diferença isso faria para
Deus? Será que o Senhor nosso Deus haveria de se intimidar, se todos os homens
egípcios resolvessem “se armar até aos dentes” para sequestrar Sarai? Será que,
nesse momento, Deus diria a Abrão: “O problema é seu! Fuja! Eu não posso me
envolver nessas questões?” Ora, o Senhor provou que o problema era dEle, sim!
Portanto, Abrão “omentiu”
desnecessariamente! Aliás, existe mesmo alguma situação em que a mentira seja
uma necessidade? Pense! Mas pense sob o ponto de vista de Deus! O nosso Deus
ama a verdade e abomina a mentira! As Escrituras revelam que Ele não pode
mentir, pois não é homem para que minta! Assim, a mentira é uma característica
que revela a condição frágil, covarde e pecaminosa da humanidade! Não é isso
que o cristão aprende com Cristo! Ele nos ensinou: “...e conhecereis a verdade
e a verdade vos libertará.” (Jo 8:32)
MENTIRA U
OMISIÓN?
"Oye, te
ruego, que eres mi hermana, para que yo vaya bien a causa de vosotros, y mi
alma vivirá gracias a ti." (Génesis 12:13)
Hoy en día es
común escuchar allí "No mentí, omití" o "la mentira es una cosa,
otra cosa es omitir". Y así, con un juego de palabras, la gente persigue
su camino "mentir-omitiendo" siempre que sea necesario.
Abram pensó
de esta manera cuando se le preguntó Sarai para confirmar que ella era su
hermana, porque, según él, su vida estaba en peligro debido a la belleza de
Sarai. Abram no pensaba que estaba mintiendo, porque Sarai era su media
hermana. En el Génesis, capítulo veinte, Abram dice que Sarai era la hija de su
padre, pero no hija de su madre, haciéndole a su hermana por su padre. Así él
no mintió, pero omite que también era su esposa. No vamos a comentar ahora en
este tipo de relación. Sólo nos gustaría destacar el hecho de que Abraham
utilizó este dispositivo para proteger su vida. Aún está por preguntar: ¿Esto
era realmente necesario?
Aquí tenemos
tres posibilidades.
Primero:
Abram pintó el más feo enemigo de lo que era? Se imaginó que existía un riesgo?
Pensaba que todos los egipcios se codician su esposa y quizá lo matara por eso?
Este temor se confirmó?
Segundo: Este
temor no se confirmó porque había interferencia de Dios.
Tercero:
Aunque Dios no interfiere en problemas a estos hombres respetarían Sarai cuando
supieron que ella era la esposa de Abram. El Faraón y Abimelec dijo esto a
Abram.
Sin embargo,
creo en la otra posibilidad, que se aplica a todos los cristianos. Abram
sufrido por la anticipación, se omitió por la desesperanza y trató de resolver
un problema por sí mismo. Se olvidó que él podría confiar en el Señor, incluso
para resolver un asunto personal.
Como Dios no
interviene en este asunto? La vida de su siervo Abram era o no era importante
para Dios? Por supuesto que era! El Señor se interpuso entre el Faraón y Sarai
no permitiendo que te molesta Sarai. Era como si Dios le dijo a Faraón:
"Esta mujer no lo hace! Ella es la esposa de mi siervo Abraham! Aquí usted
no pone la mano! "De alguna manera Dios" compró la pelea Abram
"e hirió a Faraón ya su casa con grandes plagas, por causa de Sarai, mujer
de Abram.
Así nos
enteramos de que todos nuestros problemas son importantes para Dios también. No
podemos pensar que ciertos asuntos no importan a Dios. Él está interesado en
todo lo que nos concierne.
A pesar de
que el peligro de que Abram sentía por su esposa fuera real, no importa a Dios.
¿Se sentiría el Señor intimidado si todos los egipcios resolvessm secuestrar
Sarai? En ese momento Dios pudo decir a Abram: "¡Ese es tu problema!
¡Escapa! Yo no me meto en estas assuntos.” Pero el Señor demostró que el problema era también su
problema.
Abram se
omitió innecesariamente. ¿Incluso hay una situación en la que la mentira es una
necesidad? ¡Piensa! Pero usted debe pensar desde el punto de vista de Dios.
Nuestro Dios ama la verdad y aborrece la mentira. Las Escrituras revelan que Él
no puede mentir, porque no es un hombre que miente. Una mentira es una característica
que revela la condición de la humanidad débil, cobarde y pecaminoso. Y no es
que lo que los cristianos aprenden de Cristo. Él nos enseñó: "... y
conoceréis la verdad y la verdad os hará libres." (Jn 08:32)
LYING OR OMITTING
"Say, I pray thee, thou art my sister: that it may be well with me
for thy sake; and my soul shall live because of thee." (Gen 12:13)
Nowadays it is common to hear "I did not lie, I just omitted"
or "lying is one thing, another is omitted." And so, with a word
game, people follow their way "omitting" whenever they think
necessary.
Abram thought like this when he asked to Sarai to confirm that she was
his sister, because, according to him, his life was in danger because of
Sarai's beauty. Abram did not think he was lying, because Sarai was, in fact,
his half-sister. In Genesis, chapter twenty tells us Abram that Sarai was the
daughter of his father but not the daughter of his mother, which made it also,
by his father, his sister. So he did not lie, he just omitted that she was also
his wife. We will not comment now on this type of relationship. We just emphasize
the fact that Abraham used this artifice to protect his life. I can only ask:
had even needed this?
We have three possibilities.
First: Did Abram paint the enemy uglier than he really was? Did he
imagine that there was a risk? Did he think that all Egyptian men would covet
his wife, and would be able to kill him because of it? Was this fear confirmed?
Second: That fear was not confirmed because there was interference from
God.
Third: Even if God did not intervene in the matter, those men would
respect Sarai, if they knew that she was Abram’s wife. The Pharaoh and
Abimelech said unto Abraham, and they called his attention.
However, I believe in another possibility, which is true for all
Christians. Abram suffered by anticipation, he omitted by despair and he tried
to solve a problem alone. He forgot that he could trust in the Lord. He thought
this was a very personal problem and God would not be involved in that subject.
As God would not to be involved in that issue? The life of his servant
Abram was not important to God? Of course it was! After all, the Lord our God
has come to be on duty between Pharaoh and Sarai and if placed in the middle of
them, only to not allow the Pharaoh touched to Sarai. It is
as if God said to Pharaoh: "You are here, not! She is the wife of my
servant, Abram! Do not put your hands in her!" In some way, God
"bought the fray of Abram" and smote the Pharaoh and his house with
great plagues because of Abram's wife.
In this way we learned that all our problems are of interest to God
also. We cannot find that certain issues are not of God's interest. The Lord
proved it to Abram that He cares about everything that concerns us.
Even though the danger that Abram felt about his wife's real what
difference would it make to God? Will the Lord be bullied if all Egyptians
decided to arm themselves to kidnap Sarai? Maybe this time God should say to
Abram: "The problem is your man! Escape! I cannot involve me in these
issues. "But the Lord also proved that the problem belonged to him!
So Abram has omitted unnecessarily. By the way, there is even a
situation in which the lie is a necessity? Think! But think from the point of
view of God. Our God loves the truth and hates lies. The Scriptures reveal that
He cannot lie because he is not a man of lies. A lie is a feature which reveals
a frail humanity, cowardly and sinful. This is not what we learn from Christ.
He taught us: "... and you shall know the truth and the truth shall make
you free." (Jn 8:32)
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