segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

NATAL DOS ENFURECIDOS


“Vendo-se iludido pelos magos, enfureceu-se Herodes grandemente, e mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, conforme o tempo do qual com precisão se informara dos magos.” (Mt 2:16)
                O nascimento do menino Jesus trouxe alegria para alguns e ódio para muitos! Isso, dito dessa maneira, parece chocar. Mas é exatamente isso! Enquanto os anjos cantavam nas campinas de Belém, anunciando aos pastores, que velavam pelas suas ovelhinhas, o nascimento do Salvador do mundo, havia um rei enfurecido, apavorado, inquieto, pela simples notícia de que havia nascido o rei dos judeus. Você acha que Herodes, que teve o privilégio de viver na época em que Cristo nasceu, ficou feliz por este fato? Claro que não!
                Herodes não gostou nem um pouquinho de saber que havia nascido um ilustre personagem, que poderia ameaçar o seu poder. E tão perturbado ele ficou, que tratou de “comprar” os magos, pedindo encarecidamente, que assim que eles conseguissem encontrar o menino, rapidamente o avisassem, para que ele também pudesse fazer uma visita de cortesia ao recém-nascido. Mas você sabe qual era a intenção dele, não sabe? Sim, claro, Herodes queria acabar com a vida de Jesus menino, impedir que Ele crescesse e ameaçasse o seu reino.
                Então, repetimos o que dissemos no início. O nascimento de Cristo trouxe alegria para alguns e ódio para muitos! Enquanto o mundo era agraciado com a vinda do Filho de Deus, havia um rei que se remordia de pavor, e estava disposto a tudo para impedir que Cristo vivesse. E assim tem sido em todo o transcorrer da história humana. Foi por isso que inventaram outros motivos, outras razões para comemorar o Natal.
                A ideia de comemorar o Natal, relembrando que Deus veio à terra, incomoda e desagrada a muita gente. Na verdade, não suportam isso! Por quê? Porque o fato de Deus ter vindo ao mundo, representa que a humanidade agora não tem mais desculpa para as suas transgressões! Analisando o comportamento humano em relação à vinda de Cristo ao mundo, percebe-se descaso, desinteresse e uma tentativa ferrenha de anular tudo que lembre que Cristo nasceu!
                Por isso, fica difícil, hoje, comunicar a mensagem de Natal. A sociedade prefere lendas! Inventaram papai Noel, pinheirinhos, trenós, neve, presentes, banquetes, bebidas, comércio, e o pior de tudo, se pelo menos abrissem espaço para que todos participassem dessas festas em memória a não sei o quê, mas nem isso a sociedade tem competência para fazer! E daí, que você encontra uma multidão de excluídos! Não têm recursos para comprar as coisas bonitas que as propagandas sugerem e acabam se frustrando! Na verdade, se enfurecendo! Como Herodes! E assim, o número de Herodes enfurecidos no Natal, tem se multiplicado!
                Por essa razão, você encontra pessoas que dizem: - Não suporto o Natal!!! Mas assim, desse jeito, não dá para suportar mesmo! A simples ideia que tentam passar para as pessoas, de que Natal é família reunida, feliz, todos em paz, serenidade, amor, bondade, já é uma grande frustração! Por quê? Porque está cada vez mais difícil encontrar famílias felizes! Quantos lares já foram desfeitos? Quantos casais já se separaram? Quantas famílias já foram desintegradas? Quantos lares vivem em desarmonia o ano inteiro? Quantos filhos abandonaram suas casas?
                Alguém poderia achar que somos contrários a todas as formas de se comemorar o Natal. Como se fosse preferível que a época natalina passasse em branco e preto. Sem luzes, sem cor, sem música, sem brilho, sem presentes, sem roupas bonitas, sem comidas gostosas! Entretanto, não é isso! Afinal, todas essas coisas têm o seu encanto, a sua importância, o seu lugar!
                Porém, o que não dá para aceitar, é que enterrem o verdadeiro sentido do Natal!  Ignoraram a Cristo, crucificaram-No, tentaram acabar com o povo dele, e se possível fosse, teriam destruído toda e qualquer pista que pudesse comprovar que Deus veio ao mundo!
                Em conclusão, você pode sim ter um Natal e todos os outros “natais” repletos de alegria e felicidade! Mas, só se o Senhor Jesus Cristo fizer parte de suas comemorações! Ou melhor, Ele precisa ser o centro do Natal! O aniversário é Dele! Ele disse: “... mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar.” (Jo 16:22)

Nenhum comentário:

Postar um comentário