quarta-feira, 19 de março de 2014

DANIEL INTERPRETA SONHOS

“Ora, a estes quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria; mas a Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos. No segundo ano do reinado de Nabucodonosor teve este sonho; o seu espírito se perturbou, e passou-se-lhe o sono. Então o rei mandou chamar os magos, os encantadores, os feiticeiros e os caldeus, para que declarassem ao rei quais lhe foram os sonhos; eles vieram e se apresentaram diante do rei. Disse-lhes o rei: Tive um sonho; e para sabê-lo está perturbado o meu espírito. Os caldeus disseram ao rei em aramaico: Ó rei, vive eternamente! Dize o sonho a teus servos, e daremos a interpretação.” (Dn 1:17 e 2:1-4)

Está aí um assunto que me deixa bastante intrigada. É a questão dos sonhos e seus significados. Confesso que, para mim, particularmente, os sonhos não significam nada! Principalmente, porque eu tive a felicidade de nascer depois do advento do nascimento de Cristo, o que muda completamente o papel dos sonhos na vida do cristão.

Acontece que existem alguns cristãos que insistem em valorizar os sonhos e visões, achando que Deus ainda fala através desses meios. E começam a defender essa tese desde lá do Gênesis, quando os registros sagrados descrevem José lá no Egito, interpretando os sonhos de Faraó, além de outros registros bíblicos que mostram que, de fato, Deus falava aos seus profetas, através de sonhos e visões.

Não podemos negar isso, pois afinal o Deus Altíssimo esclareceu esse assunto quando disse: “Logo o Senhor disse a Moisés, e a Arão, e a Miriã: Vós três saí à tenda da congregação. E saíram eles três. Então o Senhor desceu na coluna da nuvem, e se pôs à porta da tenda; depois chamou a Arão e a Miriã, e eles se apresentaram. Então disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós há profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me faço conhecer, ou falo com ele em sonhos.” (Nm 12:4-6)

Também é fato que, no Novo Testamento, o Deus Altíssimo usou esse meio para revelar acontecimentos importantes, como no caso do nascimento de Cristo, quando José e Maria foram avisados em sonhos de que Herodes tencionava matar o menino Jesus e, por isso, eles deveriam se refugiar no Egito. (Mt 2:13-15)

A questão não é negar que Deus falava, no passado, através de sonhos, mas sim, procurar entender, dentro das Escrituras, se isso acontece ainda hoje. Em primeiro lugar, você deve ler cuidadosamente todos os textos bíblicos, onde há evidências de Deus falando através de sonhos. Analise, caso por caso. Veja a quem Deus falou, porque Ele falou, o quê Ele falou e para quê Deus falou.

Perceba que sempre houve um propósito definido. Uma razão muito especial. Lembre-se que era um ministério específico para os profetas do Senhor. Com o passar do tempo, algumas vezes os israelitas afastavam-se de Deus e por isso, o Senhor valia-se de Seus profetas para comunicar-se com eles. Porém, com o surgimento dos falsos profetas, esta questão dos sonhos acabou virando festa.

Com frequência apareciam falsos profetas afirmando que tinham recebido alguma revelação de Deus através de sonhos, e acabavam enganando o povo. Você deve ler, principalmente, no livro do profeta Jeremias, como o Deus Altíssimo trata desse assunto. Observe: “Tenho ouvido o que dizem aqueles profetas, proclamando mentiras em meu nome, dizendo: Sonhei, sonhei. Até quando sucederá isso no coração dos profetas que proclamam mentiras, que proclamam só o engano do próprio coração? O profeta que tem sonho conte-o como apenas sonho; mas aquele em quem está a minha palavra, fale a minha palavra com verdade.” (Jr 23:25-28)

Hoje, para os cristãos, prevalece o que está registrado em Hebreus 1:1-4: “Havendo Deus, outrora, falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias nos falou pelo Filho (Jesus Cristo) a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas...”

Cristo não é sonho, Cristo é realidade! A missão que Ele veio cumprir, cumpriu-a cabalmente. As palavras que Ele veio nos trazer, disse-as todas. O sacrifício expiatório na cruz, sofreu-o até o fim. Seu sangue por nós derramado foi até à gota final! Tudo está consumado! Então, sonhar, pra quê?  


Nenhum comentário:

Postar um comentário