“Então Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão
e vinho. Ele era sacerdote do Deus Altíssimo...” (Gn 14:18)
Antes mesmo que Israel existisse como nação, o
Deus Altíssimo já havia designado Melquisedeque como sacerdote. Obviamente, sacerdote
entre os gentios. Abrão reconheceu Melquisedeque como sacerdote do Senhor,
tanto que lhe ofereceu dízimos. Com esta atitude, Abrão deixa claro que os seus
descendentes não seriam os únicos agraciados com a misericórdia do Senhor.
Abrão seria o pai dos judeus, e na ocasião em
que ele foi abençoado pelo sacerdote Mesquisedeque, o filho da promessa, Isaque,
ainda não havia nascido. Assim, fica claro, que os gentios tiveram oportunidade
de conhecer ao Senhor, antes mesmo dos judeus. Por que frisar tanto esta
questão? Porque a humanidade incorreu em dois grandes erros!
O primeiro foi cometido pelos judeus, pois não
tiveram a sensibilidade para compreender a magnitude da graça de Deus! Acharam
que Deus era propriedade exclusiva deles e que, por conseguinte, os gentios
estavam de fora. A referência que o registro sagrado confere ao episódio
envolvendo o sacerdote Melquisedeque e Abrão, não foi feita por acaso. É
evidente que há algo de importante que o Senhor quer nos revelar através
daquele acontecimento.
.
Tão importante é, que o registro sagrado
denominado “Hebreus” dedica um capítulo inteiro para ressaltar a semelhança nos
ministérios exercidos por Melquisedeque e Jesus Cristo. A Palavra apresenta
Melquisedeque como figura do sacerdócio eterno de Cristo. Se os judeus tivessem
prestado atenção na atitude de Abrão em relação ao sacerdote Melquisedeque,
teriam notado que houve um sacerdote do Deus Altíssimo que exerceu seu
ministério entre os gentios, numa época em que o povo judeu ainda não existia.
Assim, não teriam estranhado nem um pouquinho,
quando Cristo, o grande Sumo Sacerdote, estendeu o seu ministério aos gentios!
Teriam aceitado este fato com naturalidade! Não teriam rejeitado o Messias
prometido! As palavras do apóstolo João, soariam de forma diferente, quando
declarou, a respeito de Cristo: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do
mundo!” (Jo 1:29)
O segundo grande erro, está sendo cometido
hoje, por todos os povos, denominados nas Escrituras como “gentios” que, a
exemplo dos judeus, continuam rejeitando a Cristo. Afinal, será que as nações,
das quais, o Deus Altíssimo fez questão de incluir em Seus planos, quando disse
a Abrão: “...em ti serão benditas todas as famílias da terra?”. (Gn 12:3) Sim,
perguntamos: Que valor as nações da terra dão a este fato? Será que a simples
convenção dada ao nascimento de Cristo, como uma referência histórica (AD –
antes de Cristo e DC – depois de Cristo) é o bastante?
Se a rejeição a Cristo, manifestada pelos
judeus, é incompreensível, a rejeição que se vê ainda hoje, manifestada pelos
gentios, é mais incompreensível ainda! E mais dolorosa! O mundo está repleto de
religiões, credos, seitas e igrejas que não professam o Santo Nome de Jesus! As
pessoas se encarregaram de criar para si mesmas, qualquer coisa que lhes dê a
sensação de religiosidade, mas desprezam o sacrifício de Cristo na cruz!
Ignoram a razão de tal sacrifício! Não se acham culpados pela condenação
injusta do Senhor Jesus!
Na crucificação de Cristo, toda a inimizade e
qualquer forma de preconceito foram desfeitos! Os céus se abriram para a
humanidade! Judeus e gentios, juntos, podem adorar ao Deus Altíssimo! “É,
porventura, Deus somente dos judeus? Não o é também dos gentios? Sim, também
dos gentios...” (Rm 3:29) “...a fim de que também desse a conhecer as riquezas
da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão, os
quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também
dentre os gentios...” (Rm 9:23-24)
JEWS AND GENTILES
"Then Melchizedek king of Salem brought out bread
and wine. He was priest of God Most High ... "(Gen. 14:18)
Even before Israel existed as a
nation the Almighty God had designated Melchizedek as a priest.
Obviously priest among the Gentiles. Abraham recognized Melchizedek as a priest
of the Lord and offered him the tithes. With this attitude Abram has made clear
that their descendants would not be the only recipients of the Lord's mercy.
Abraham would be the father of the Jews, and at the
time he was blessed by the priest Mesquisedeque Isaac, the son of promise, was
not born. It is clear that the Gentiles had the opportunity to know the Lord
even before the Jews. Why so much stress this issue? Because humanity has
incurred in two big mistakes!
The first was committed by the Jews because they did
not understand the magnitude of God's grace. They thought that God was their
exclusive property and that the Gentiles were outside. The reference to the
sacred record gives the episode involving the priest Melchizedek and Abram was
not by chance. Clearly there is something important that the Lord wants to
reveal through that event.
The sacred record called "Hebrews" dedicates
an entire chapter to emphasize the similarity in the ministries exercised by
Melchizedek and Jesus Christ. Melchizedek is emphasized as a figure of Christ's
priesthood. If the Jews had paid attention in attitude about Abram to
Melchizedek, they would have noticed that there was a priest of God Most High
who exercised his ministry among the Gentiles, at a time when the Jewish people
did not exist.
Thus, they would not have thought it strange when
Christ, the great High Priest, extended his ministry to the Gentiles. They have
accepted this fact naturally and would not have rejected the promised Messiah.
The words of the Apostle John would sound differently when he said about
Christ: "Here is the Lamb of God who takes away the sin of the world"
(Jn 1:29)
The second big mistake is being made today, by all
peoples, known in Scripture as "Gentiles" who, like the Jews continue
to reject Christ. After all, is that nations, of which the most high God made
sure to include in his plans when he said to Abram: "... in thee shall
be blessed all the families of the earth?". (Gen. 12:3) Yes, we ask: What
value the nations of the earth give this fact? Does the simple convention given
the birth of Christ as a historical reference (BC - before Christ end AD - anno Domini) is enough?
If the rejection of Christ, manifested by the Jews, is
incomprehensible rejection that is seen today, as manifested by the Gentiles,
is still more incomprehensible! And more painful! The world is full of
religions, beliefs, sects and churches who do not profess the Holy Name of
Jesus! People were in charge of creating for themselves, anything that gives
them a sense of religiosity, but despise the sacrifice of Christ on the cross!
Ignore the reason for such a sacrifice! They are not to blame for the wrongful
conviction of the Lord Jesus!
The crucifixion of Christ all enmity and any form of
prejudice were undone! The heavens opened for mankind! Jews and Gentiles
together can worship the Most High God! "Is He the God of Jews only? Is he
not also of the Gentiles? Yes, of the Gentiles also ... "(Rom 3:29)"
... in order that he might make known the riches of His glory upon vessels of
mercy, which He prepared beforehand for glory, which we, the whom he also
called, not from the Jews only but also from the Gentiles ... "(Romans
9:23-24)
JUDIOS Y GENTILES
"Entonces
Melquisedec, rey de Salem, sacó pan y vino. Él era sacerdote del Dios Altísimo
... "(Génesis 14:18)
Incluso
antes que Israel existía como nación, la más alta que Dios había designado
Melquisedec como sacerdote. Obviamente, el sacerdote entre los gentiles.
Abraham reconoció Melquisedec como sacerdote del Señor y le ofreció los
diezmos. Con esta actitud, Abram deja claro que sus descendientes no serían los
únicos beneficiarios de la misericordia del Señor.
Abraham
sería el padre de los Judios, y en el momento que fue bendecida por el
sacerdote Mesquisedeque, Isaac el hijo de la promesa, no había nacido. Por lo
tanto, es evidente que los gentiles tuvieron la oportunidad de conocer al
Señor, incluso antes de que los Judios. ¿Por qué tanto destacar este tema?
Porque la humanidad ha incurrido en dos errores importantes.
El
primero fue cometido por los Judios porque no entienden la magnitud de la
gracia de Dios. Pensé que Dios era su exclusiva propiedad y que, por lo tanto,
los gentiles estaban fuera. La referencia al registro sagrado da el episodio
que implica el sacerdote Melquisedec y Abram no fue por casualidad. Es evidente
que hay algo importante que el Señor quiere revelar a través de ese evento.
El
registro sagrado llamado "Hebreos" dedica un capítulo entero a
destacar la semejanza en los ministerios ejercidos por Melquisedec y Jesús
Cristo. La Palabra presenta Melquisedec como una figura del sacerdocio eterno
de Cristo. Si los Judios había estado observando la actitud de Abraham en
relación con el sacerdote Melquisedec, se han dado cuenta de que era
sacerdote del Dios Altísimo, que ejerció su ministerio entre los gentiles, en
momentos en que el pueblo judío no existían.
Así
habrían entendido cuando Cristo, el gran Sumo Sacerdote, extendió su ministerio
a los gentiles y aceptar este hecho natural. No habría rechazado el Mesías
prometido. Las palabras del apóstol Juan, sonaría diferente cuando dijo acerca
de Cristo: "He aquí el Cordero de Dios que quita el pecado del mundo"
(Jn 1:29)
El
segundo gran error que se está cometiendo hoy por todas las personas, llamadas
en las Escrituras como "gentiles" que, como los Judios siguen
rechazando a Cristo. Después de todo, es que las naciones, de los cuales el
Dios Altísimo se aseguraron de incluir en sus planes cuando le dijo a Abram:
"... en ti serán benditas todas las familias de la tierra?". (Génesis
12:03) Sí, nos preguntamos: ¿qué valoran las naciones de la tierra dar este
hecho? ¿El simple convención dio el nacimiento de Cristo como una referencia
histórica (a.C - antes de Cristo, y d.C - después de Cristo) es suficiente?
Si el
rechazo de Cristo, que se manifiesta por los Judios, es incomprensible rechazo
que se ve hoy en día, tal como se manifiesta por los gentiles, que es aún más
incomprensible. ¡Es más doloroso! El mundo está lleno de religiones, credos,
sectas e iglesias que no profesan el Santo Nombre de Jesús. La gente estaba a
cargo de crear por sí mismos, algo que les da un sentido de religiosidad, pero
desprecian el sacrificio de Cristo en la cruz. Ignorar la razón de tal
sacrificio. Ellos no tienen la culpa de la injusta condena del Señor Jesús.
La
crucifixión de Cristo toda enemistad y cualquier forma de prejuicio se
deshacen. Los cielos se abrieron para la humanidad! Judios y gentiles juntos
podemos adorar al Dios Todopoderoso. "¿Es él el Dios de sólo Judios? ¿No
es también de los gentiles? Sí, también es el Dios de los gentiles ...
"(Romanos 3:29)" ... a fin de que pudiera dar a conocer las riquezas
de su gloria sobre los vasos de misericordia que él preparó de antemano para
gloria, a los que estamos , a quien también llamó, no sólo de los Judios, sino
también de los gentiles ... "(Romanos 9:23-24)
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