quarta-feira, 10 de julho de 2013

JUDEUS E GENTIOS

“Então Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho. Ele era sacerdote do Deus Altíssimo...” (Gn 14:18)

Antes mesmo que Israel existisse como nação, o Deus Altíssimo já havia designado Melquisedeque como sacerdote. Obviamente, sacerdote entre os gentios. Abrão reconheceu Melquisedeque como sacerdote do Senhor, tanto que lhe ofereceu dízimos. Com esta atitude, Abrão deixa claro que os seus descendentes não seriam os únicos agraciados com a misericórdia do Senhor.

Abrão seria o pai dos judeus, e na ocasião em que ele foi abençoado pelo sacerdote Mesquisedeque, o filho da promessa, Isaque, ainda não havia nascido. Assim, fica claro, que os gentios tiveram oportunidade de conhecer ao Senhor, antes mesmo dos judeus. Por que frisar tanto esta questão? Porque a humanidade incorreu em dois grandes erros!

O primeiro foi cometido pelos judeus, pois não tiveram a sensibilidade para compreender a magnitude da graça de Deus! Acharam que Deus era propriedade exclusiva deles e que, por conseguinte, os gentios estavam de fora. A referência que o registro sagrado confere ao episódio envolvendo o sacerdote Melquisedeque e Abrão, não foi feita por acaso. É evidente que há algo de importante que o Senhor quer nos revelar através daquele acontecimento.
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Tão importante é, que o registro sagrado denominado “Hebreus” dedica um capítulo inteiro para ressaltar a semelhança nos ministérios exercidos por Melquisedeque e Jesus Cristo. A Palavra apresenta Melquisedeque como figura do sacerdócio eterno de Cristo. Se os judeus tivessem prestado atenção na atitude de Abrão em relação ao sacerdote Melquisedeque, teriam notado que houve um sacerdote do Deus Altíssimo que exerceu seu ministério entre os gentios, numa época em que o povo judeu ainda não existia.

Assim, não teriam estranhado nem um pouquinho, quando Cristo, o grande Sumo Sacerdote, estendeu o seu ministério aos gentios! Teriam aceitado este fato com naturalidade! Não teriam rejeitado o Messias prometido! As palavras do apóstolo João, soariam de forma diferente, quando declarou, a respeito de Cristo: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (Jo 1:29)

O segundo grande erro, está sendo cometido hoje, por todos os povos, denominados nas Escrituras como “gentios” que, a exemplo dos judeus, continuam rejeitando a Cristo. Afinal, será que as nações, das quais, o Deus Altíssimo fez questão de incluir em Seus planos, quando disse a Abrão: “...em ti serão benditas todas as famílias da terra?”. (Gn 12:3) Sim, perguntamos: Que valor as nações da terra dão a este fato? Será que a simples convenção dada ao nascimento de Cristo, como uma referência histórica (AD – antes de Cristo e DC – depois de Cristo) é o bastante?

Se a rejeição a Cristo, manifestada pelos judeus, é incompreensível, a rejeição que se vê ainda hoje, manifestada pelos gentios, é mais incompreensível ainda! E mais dolorosa! O mundo está repleto de religiões, credos, seitas e igrejas que não professam o Santo Nome de Jesus! As pessoas se encarregaram de criar para si mesmas, qualquer coisa que lhes dê a sensação de religiosidade, mas desprezam o sacrifício de Cristo na cruz! Ignoram a razão de tal sacrifício! Não se acham culpados pela condenação injusta do Senhor Jesus!


Na crucificação de Cristo, toda a inimizade e qualquer forma de preconceito foram desfeitos! Os céus se abriram para a humanidade! Judeus e gentios, juntos, podem adorar ao Deus Altíssimo! “É, porventura, Deus somente dos judeus? Não o é também dos gentios? Sim, também dos gentios...” (Rm 3:29) “...a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão, os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios...” (Rm 9:23-24)




JEWS AND GENTILES

"Then Melchizedek king of Salem brought out bread and wine. He was priest of God Most High ... "(Gen. 14:18)

Even before Israel existed as a nation the Almighty God had designated Melchizedek as a priest. Obviously priest among the Gentiles. Abraham recognized Melchizedek as a priest of the Lord and offered him the tithes. With this attitude Abram has made clear that their descendants would not be the only recipients of the Lord's mercy.

Abraham would be the father of the Jews, and at the time he was blessed by the priest Mesquisedeque Isaac, the son of promise, was not born. It is clear that the Gentiles had the opportunity to know the Lord even before the Jews. Why so much stress this issue? Because humanity has incurred in two big mistakes!

The first was committed by the Jews because they did not understand the magnitude of God's grace. They thought that God was their exclusive property and that the Gentiles were outside. The reference to the sacred record gives the episode involving the priest Melchizedek and Abram was not by chance. Clearly there is something important that the Lord wants to reveal through that event.

The sacred record called "Hebrews" dedicates an entire chapter to emphasize the similarity in the ministries exercised by Melchizedek and Jesus Christ. Melchizedek is emphasized as a figure of Christ's priesthood. If the Jews had paid attention in attitude about Abram to Melchizedek, they would have noticed that there was a priest of God Most High who exercised his ministry among the Gentiles, at a time when the Jewish people did not exist.

Thus, they would not have thought it strange when Christ, the great High Priest, extended his ministry to the Gentiles. They have accepted this fact naturally and would not have rejected the promised Messiah. The words of the Apostle John would sound differently when he said about Christ: "Here is the Lamb of God who takes away the sin of the world" (Jn 1:29)

The second big mistake is being made today, by all peoples, known in Scripture as "Gentiles" who, like the Jews continue to reject Christ. After all, is that nations, of which the most high God made ​​sure to include in his plans when he said to Abram: "... in thee shall be blessed all the families of the earth?". (Gen. 12:3) Yes, we ask: What value the nations of the earth give this fact? Does the simple convention given the birth of Christ as a historical reference (BC - before Christ end AD - anno Domini) is enough?

If the rejection of Christ, manifested by the Jews, is incomprehensible rejection that is seen today, as manifested by the Gentiles, is still more incomprehensible! And more painful! The world is full of religions, beliefs, sects and churches who do not profess the Holy Name of Jesus! People were in charge of creating for themselves, anything that gives them a sense of religiosity, but despise the sacrifice of Christ on the cross! Ignore the reason for such a sacrifice! They are not to blame for the wrongful conviction of the Lord Jesus!

The crucifixion of Christ all enmity and any form of prejudice were undone! The heavens opened for mankind! Jews and Gentiles together can worship the Most High God! "Is He the God of Jews only? Is he not also of the Gentiles? Yes, of the Gentiles also ... "(Rom 3:29)" ... in order that he might make known the riches of His glory upon vessels of mercy, which He prepared beforehand for glory, which we, the whom he also called, not from the Jews only but also from the Gentiles ... "(Romans 9:23-24)





 JUDIOS Y GENTILES

"Entonces Melquisedec, rey de Salem, sacó pan y vino. Él era sacerdote del Dios Altísimo ... "(Génesis 14:18)

Incluso antes que Israel existía como nación, la más alta que Dios había designado Melquisedec como sacerdote. Obviamente, el sacerdote entre los gentiles. Abraham reconoció Melquisedec como sacerdote del Señor y le ofreció los diezmos. Con esta actitud, Abram deja claro que sus descendientes no serían los únicos beneficiarios de la misericordia del Señor.

Abraham sería el padre de los Judios, y en el momento que fue bendecida por el sacerdote Mesquisedeque, Isaac el hijo de la promesa, no había nacido. Por lo tanto, es evidente que los gentiles tuvieron la oportunidad de conocer al Señor, incluso antes de que los Judios. ¿Por qué tanto destacar este tema? Porque la humanidad ha incurrido en dos errores importantes.

El primero fue cometido por los Judios porque no entienden la magnitud de la gracia de Dios. Pensé que Dios era su exclusiva propiedad y que, por lo tanto, los gentiles estaban fuera. La referencia al registro sagrado da el episodio que implica el sacerdote Melquisedec y Abram no fue por casualidad. Es evidente que hay algo importante que el Señor quiere revelar a través de ese evento.

El registro sagrado llamado "Hebreos" dedica un capítulo entero a destacar la semejanza en los ministerios ejercidos por Melquisedec y Jesús Cristo. La Palabra presenta Melquisedec como una figura del sacerdocio eterno de Cristo. Si los Judios había estado observando la actitud de Abraham en relación con el sacerdote Melquisedec, se han dado cuenta de que era sacerdote del Dios Altísimo, que ejerció su ministerio entre los gentiles, en momentos en que el pueblo judío no existían.

Así habrían entendido cuando Cristo, el gran Sumo Sacerdote, extendió su ministerio a los gentiles y aceptar este hecho natural. No habría rechazado el Mesías prometido. Las palabras del apóstol Juan, sonaría diferente cuando dijo acerca de Cristo: "He aquí el Cordero de Dios que quita el pecado del mundo" (Jn 1:29)


El segundo gran error que se está cometiendo hoy por todas las personas, llamadas en las Escrituras como "gentiles" que, como los Judios siguen rechazando a Cristo. Después de todo, es que las naciones, de los cuales el Dios Altísimo se aseguraron de incluir en sus planes cuando le dijo a Abram: "... en ti serán benditas todas las familias de la tierra?". (Génesis 12:03) Sí, nos preguntamos: ¿qué valoran las naciones de la tierra dar este hecho? ¿El simple convención dio el nacimiento de Cristo como una referencia histórica (a.C - antes de Cristo, y d.C - después de Cristo) es suficiente?

Si el rechazo de Cristo, que se manifiesta por los Judios, es incomprensible rechazo que se ve hoy en día, tal como se manifiesta por los gentiles, que es aún más incomprensible. ¡Es más doloroso! El mundo está lleno de religiones, credos, sectas e iglesias que no profesan el Santo Nombre de Jesús. La gente estaba a cargo de crear por sí mismos, algo que les da un sentido de religiosidad, pero desprecian el sacrificio de Cristo en la cruz. Ignorar la razón de tal sacrificio. Ellos no tienen la culpa de la injusta condena del Señor Jesús.


La crucifixión de Cristo toda enemistad y cualquier forma de prejuicio se deshacen. Los cielos se abrieron para la humanidad! Judios y gentiles juntos podemos adorar al Dios Todopoderoso. "¿Es él el Dios de sólo Judios? ¿No es también de los gentiles? Sí, también es el Dios de los gentiles ... "(Romanos 3:29)" ... a fin de que pudiera dar a conocer las riquezas de su gloria sobre los vasos de misericordia que él preparó de antemano para gloria, a los que estamos , a quien también llamó, no sólo de los Judios, sino también de los gentiles ... "(Romanos 9:23-24)

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