domingo, 10 de julho de 2022

VOU TRABALHAR! TRALÁ, LÁ, LÁ!

 


“Tinha Noemi um parente de seu marido, senhor de muitos bens, da família de Elimeleque, o qual se chamava Boaz. Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele que mo favorecer. Ela lhe disse: Vai, minha filha! Ela se foi, chegou ao campo e apanhava após os segadores; por casualidade entrou na parte que pertencia a Boaz, o qual era da família de Elimeleque. Eis que Boaz veio de Belém e disse aos segadores: O Senhor seja convosco! Responderam-lhe eles: O Senhor te abençoe! Depois, perguntou Boaz ao servo encarregado dos segadores: De quem é esta moça? Respondeu-lhe o servo: Esta é a moça moabita que veio com Noemi da terra de Moabe. Disse-me ela: Deixa-me rebuscar espigas e ajuntá-las entre as gavelas após os segadores. Assim, ela veio; desde pela manhã até agora está aqui, menos um pouco que esteve na choça”. (Rt 2:1-7)

 

Que texto bíblico mais delicioso para nos ensinar princípios divinos que deveriam ser praticados por todos os povos em qualquer parte do mundo e em todas as épocas! Como tudo seria diferente! Primeiro: A bênção do Trabalho! Rute, ao chegar em Belém de Judá, juntamente com Noemi, sua sogra, se deparou com um “chororô” por parte dos moradores que reconheceram Noemi e ficaram penalizados pela pobreza dela! Isso a incomodou? Não! Estou acostumada ao trabalho! Quero trabalhar! Vou trabalhar e muito contente: Tralá, lá, lá e mais lá! Vou ao campo apanhar espigas após os segadores! Segundo princípio: Dentro da Lei! Não era invasão, não! Não era roubo! Não era destruição de lavouras! Tudo dentro da Lei que o Deus Altíssimo ensinou a Moisés! Quer saber que Lei era essa? Leia Levítico 19:9-10 e Deuteronômio 24:19-22.

 

Terceiro princípio: Harmonia e respeito entre patrão e empregados! Veja só que maneira linda de cumprimentar seus “colaboradores”: O Senhor seja convosco! E a resposta deles: O Senhor te abençoe! É isso que se vê, hoje em dia? Se não querem usar o Nome do Senhor, então, pelo menos, usem princípios de Educação e Bons relacionamentos no Trabalho! Quarto princípio: Conduta Adequada! O quê, em Rute, chamou a atenção de Boaz? Sua maneira de falar? Sua maneira de se vestir? Suas tentativas de seduzir? Ela entrou nas lavouras de Boaz, com segundas intenções? Nada disso vemos no relato sagrado! Rute entrou nos campos de Boaz por pura casualidade, porém, certamente, o Deus Altíssimo já estava conduzindo os acontecimentos para que esse encontro fosse decisivo aos Seus propósitos! Era como se o Senhor pegasse Rute pela mão e a conduzisse ao encontro de Boaz! Para não estragar a “surpresa” e o romantismo, era como se Deus cochichasse: Estou preparando um belo encontro romântico para você, minha filha!

 

Mas, quais qualidades de Rute atraíram a atenção de Boaz? Feia, eu acho que ela não era! Seria só a aparência de uma bela mulher? Creio que não! Quando Boaz pediu informações: Quem é essa moça ou de quem é esta moça? Resposta: É a moabita que veio com Noemi da terra de Moabe! Pronto! Se Boaz fosse preconceituoso, sairia correndo! Mas, não! Ficou muito interessado, pois viu em Rute, uma mulher virtuosa, ativa, decidida, pronta para o trabalho, objetiva, séria e que não estava ali para brincar ou se divertir! Sentia-se no dever de prover sobrevivência alimentar tanto para ela como também para sua sogra! Vejam o testemunho do chefe dos segadores: Ela pediu licença para rebuscar espigas após os segadores, não parou um minuto de trabalhar, está na colheita desde cedo até agora, só parou uma vez quando foi à choça! Ela cuida de Noemi como se fosse sua própria mãe!

 

Afinal, Rute é um exemplo para todas as mulheres! Que pessoa abençoada! Escolhida pelo Deus Altíssimo para uma missão muito especial! Estudiosos das Escrituras a identificam como tipologia da Igreja de Cristo, a Noiva do Cordeiro! Como Rute, a Igreja também foi retirada dentre os gentios! Como Rute, os que crêem em Cristo, abandonaram seus ídolos, deuses e a idolatria! Como Rute, os que seguem a Cristo têm uma vida transformada, santificada e manifestam a Glória de Deus por onde passam! Rute retrata o papel da Igreja de Cristo!

 

“O Senhor retribua o teu feito, e seja cumprida a tua recompensa do Senhor, Deus de Israel, sob cujas asas vieste buscar refúgio”. (Rt 2:12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário