domingo, 20 de fevereiro de 2022

CARA OU COROA!

 


“Disse o Senhor a Moisés: Envia homens que espiem a terra de Canaã, que hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada qual príncipe entre eles. [...] Enviou-os, pois, Moisés a espiar a terra de Canaã; e disse-lhes: Subi ao Neguebe e penetrai nas montanhas. Vede a terra, que tal é, e o povo que nela habita, se é forte ou fraco, se poucos ou muitos. E qual é a terra em que habita, se boa ou má; e que tais são as cidades em que habita, se em arraiais, se em fortalezas. Também qual é a terra, se fértil ou estéril, se nela há matas ou não. Tende ânimo e trazei do fruto da terra. Eram aqueles dias os dias das primícias das uvas. [...] Depois, vieram até o vale de Escol e dali cortaram um ramo de vide com um cacho de uvas, o qual trouxeram dois homens numa vara, como também romãs e figos”. (Nm 13:1-2; 17-20; 23)

 

Neste relato bíblico, percebemos o Deus Altíssimo chamando Moisés e dando-lhe instruções, como que a dizer: Moisés, esta é a terra que Eu prometi a vocês desde que os tirei da escravidão do Egito, está lembrado? Vamos, como primeiro passo, enviar doze espias, segundo o número das tribos de Israel, tudo bem? Eu quero que eles conheçam a terra e tragam relatório de tudo! Tudo mesmo! Quero que eles vejam com os próprios olhos! Estou empolgado!

 

E lá foram eles! E a terra era boa mesmo! Tanto, que precisaram de dois homens para carregar um cacho de uvas! Uau! Precisamos levar, para que vejam! Do contrário não vão acreditar! Mas, como toda moeda tem dois lados, tem um porém: As cidades são grandes e fortificadas, o povo é forte e poderoso e o que é pior, aterrorizante: Tem gigantes que moram lá! Descendentes de Enaque! Grandes, fortes e nos sentimos como gafanhotos perto deles! Sei não! Será que poderemos vencê-los?

 

Resultado da expedição: Dois relatórios! Dois lados da mesma moeda! Um relatório bom e outro mau! Josué e Calebe se encarregaram de entregar o relatório positivo e os outros dez espias, apresentaram o relatório negativo! Calebe e Josué olharam a situação sob o ponto de vista de Deus! Os outros dez espias olharam a mesma situação pelo ponto de vista humano! Ou seja, sentiram-se como gafanhotos, prontos para voar e fugir, espantados de medo! Exatamente como muitos de nós nos sentimos: gafanhotinhos, miudinhos, feinhos e medrosos!

 

Já percebeu que este é o retrato das nossas vidas? Principalmente para os cristãos! Ou nós olhamos o lado da moeda que aponta para o Deus Altíssimo e o que Ele é capaz de fazer, ou nos comportamos como gafanhotos prontos para recuar e fugir, olhando para a mesma situação, porém, o lado da moeda que aponta a fragilidade humana! Decida: Deus ou o homem? Em quem você confia? O Deus Altíssimo representa: Conquista, vitória, bênçãos incontáveis! O lado humano representa: medo, covardia e fracasso!

 

O mais grave dessa situação é a influência que causa nos outros! Se destacarmos apenas o lado negativo das situações, multidões seguirão na direção errada, frustrante e aniquiladora, pois enxergam apenas o lado humano e frágil! Por outro lado, se olharmos as situações sob o ponto da atuação do Deus Altíssimo, isso não significa que estejamos alienados da realidade! Apenas, essa realidade não nos assusta! Vocês acham que Calebe e Josué não tinham consciência das barreiras existentes na conquista de Canaã? Claro que tinham! Dos gigantes? Eles existiam sim, e estavam lá esperando! E daí? Lembram-se do confronto entre Golias e Davi?

 

Relatório positivo: “E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa. Se o Senhor se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel. Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela”. (Nm 13:30 e 14:6-8)

 

Relatório negativo: “Porém, os homens que com eles tinham subido disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. E, diante dos filhos de Israel, infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra que devora os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura”. (Nm 13:31-32 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário