domingo, 12 de dezembro de 2021

SE CRERES, VERÁS A ...

 


“Porquanto o Senhor tinha dito a Moisés: Dize aos filhos de Israel: És povo de dura cerviz; se por um momento eu subir no meio de ti, te consumirei; tira, pois, de ti os atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer. Então, os filhos de Israel tiraram de si os seus atavios desde o monte Horebe em diante. Ora, Moisés costumava tomar a tenda e armá-la para si, fora, bem longe do arraial; e lhe chamava a tenda da congregação. Todo aquele que buscava ao Senhor saía à tenda da congregação, que estava fora do arraial. Quando Moisés saía para a tenda, fora, todo o povo se erguia, cada um em pé à porta da sua tenda, e olhava pelas costas, até entrar ele na tenda. Uma vez dentro Moisés da tenda, descia a coluna de nuvem e punha-se à porta da tenda; e o Senhor falava com Moisés. Todo o povo via a coluna de nuvem que se detinha à porta da tenda; todo o povo se levantava, e cada um, à porta da sua tenda, adorava ao Senhor”. (Êx 33:5-10)

 

A experiência do povo de Israel com o Deus Altíssimo, não se limitava a frases como: Ouvi dizer, alguém me falou, eu acho que sim, mas não tenho certeza, preciso de comprovação, será que o Senhor fala mesmo com Moisés? Nada disso! Eles viam a glória de Deus, eles ouviam a voz de Deus, eles sentiam a presença de Deus! E, acima de tudo, eles viam a ação do Deus Altíssimo! No texto sagrado descrito acima, quando Moisés entrava na tenda da congregação, descia a coluna de nuvem e punha-se à porta da tenda. Entendo que era para impedir que outra pessoa tentasse participar do encontro com Deus. Aquele momento era só entre o Senhor e Moisés! Porém, todo o povo via a coluna de nuvem que se detinha à porta da tenda! E era tão lindo que cada um, à porta da sua tenda, adorava ao Senhor! Magnífico!

 

A humanidade apresenta formas estranhas de demonstrar sua religiosidade. Há o grupo dos “Tomés” que “só acredito, vendo”! Hoje, o mais comum é o grupo dos “só acredito se houver comprovação científica”! Mas, por via das dúvidas, colocam penduricalhos no pescoço, nos pulsos, na cabeça, como amuletos para se protegerem do mal! Percebo que não é por falta de Igrejas, sentimento de religiosidade, “deuses estranhos”, manifestações até demoníacas que parte da população está confusa, sem direção, sem paz e sem direcionamento! Estão andando no escuro, tateando, pois, sempre aparecem promessas falsas para manter as pessoas afastadas do Deus Altíssimo!

 

É preciso fazer diferença entre sinais, prodígios, milagres, curas e superstições, feitiçarias, idolatrias e, tudo aquilo que se coloca como condição para se conhecer o Deus Altíssimo! Não é por falta de religiosidade que o mundo está em trevas! É até o excesso de religiosidade falsa que mantém grande parte do povo nas trevas da ignorância! O registro bíblico profético que anunciava a vinda de Cristo ao mundo, já previa que “O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz”. (Is 9:2) Portanto, é através de Cristo que o ser humano tem o seu encontro com Deus Pai!

 

Outro fato é que o Deus Altíssimo não necessita de comprovação nenhuma! Quem é o ser humano para exigir de Deus tal comprovação? Só falta alguém querer se aproximar do Senhor, apresentando uma lista de exigências! Eis a resposta do registro sagrado: “Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das cousas que foram criadas. Tais homens são por isso indesculpáveis”. (Rm 1:20) Assim, como Cristo afirmou: “Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?” (Jo 11:40)

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário