“Tendo Faraó deixado ir o povo, Deus não o levou pelo caminho das terras dos filisteus, posto que mais perto, pois disse: Para que, porventura, o povo não se arrependa, vendo a guerra, e torne ao Egito. Porém Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto perto do mar Vermelho; e, arregimentados, subiram os filhos de Israel do Egito. Também levou Moisés consigo os ossos de José, pois havia este feito os filhos de Israel jurarem solenemente, dizendo: Certamente, Deus vos visitará; daqui, pois, levai convosco os meus ossos. Tendo, pois, partido de Sucote, acamparam-se em Etã, à entrada do deserto. O Senhor ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite”. (ÊX 13:17-22)
Agora a caminhada que o povo de Israel iria enfrentar, estava totalmente nas mãos do Deus Altíssimo e Moisés continuaria a ser o líder do povo! Avante, israelitas! É de se pensar que eles não poderiam estar em melhores mãos! Imaginamos carruagens para todos! Sempre andando no macio! Nada de pedras pelo caminho! Tudo maravilhoso! Todos alegres e sorrindo! Só que não era bem assim! Carruagens? Não senhores! Todos a pé, andando, arregimentados. Cenário verdejante, florido, pássaros cantando, lagos e rios refrescantes? Não senhores! Deserto, apenas deserto! Mas o caminho das terras dos filisteus não é mais perto? Sim, mas vocês vão pelo deserto, perto do mar Vermelho!
Em compensação, vejam o que o Papai do Céu providenciou para vocês, povo israelita! O Deus Altíssimo estará com vocês de dia e de noite! Não temam! Na verdade, o Senhor irá adiante de vocês! De dia, numa coluna de nuvem, para protegê-los do sol, e de noite, numa coluna de fogo, para protegê-los do frio e alumiar o caminho! Mas, pensava o povo, andaremos só durante o dia, não? À noite vamos dormir maravilhosamente, contemplando o céu estrelado, não é? Não senhores, vocês caminharão de dia e de noite!
É possível que alguns cochichassem... Não estou muito certo se vai valer a pena! Se os egípcios resolverem nos perseguir, seremos presas fáceis! Já estou com vontade de voltar correndo! É, o povo de Israel ainda vai passar por poucas e boas, até aprender a confiar em Deus! E nós, cristãos? Nossa caminhada pelo deserto desta vida tem sido confortável, tranqüilo, maravilhoso, sem nenhuma dificuldade? As palavras do Senhor Jesus Cristo que nos alertou sobre as aflições do mundo, o que significam para nós? Seguir a Cristo representa ficar livre das aflições? Realmente, há muitos cristãos, eu inclusive, que precisaremos passar por poucas e boas, até aprendermos a confiar em Deus!
O que fica claro no texto é que a presença do Deus Altíssimo, de dia e de noite, jamais se afastaria do Seu povo! Assim também, Cristo nos garantiu: estarei convosco todos os dias! Socorro bem presente na angústia! Imagino, andar pelo deserto, tendo uma coluna de nuvem durante o dia e uma coluna de fogo durante a noite! Presença do Senhor! Como ignorar essa maravilha? No entanto, não demorou nada para o povo começar a sentir falta das cebolas e melões do Egito! E nós, cristãos? Saudades de quê? O que representa nossas cebolas e melões?
Entendo que a lição preciosa que aprendemos neste episódio é justamente compreendermos que não há razão para vivermos aflitos, desanimados, tristes, abatidos. A presença do Deus Altíssimo em nossas vidas é constante! Não depende de circunstâncias!
“O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua. O Senhor te guardará de todo mal; guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre”. (Sl 121:5-8)
Nenhum comentário:
Postar um comentário