terça-feira, 22 de novembro de 2016

ORAÇÃO NÃO RESPONDIDA

“Tu, pois, não intercedas por este povo, nem levantes por ele clamor ou oração, nem me importunes, porque não te ouvirei. Acaso não vês tu o que andam fazendo nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém? Os filhos apanham a lenha, os pais acendem o fogo, e as mulheres amassam a farinha, para fazerem bolos à rainha dos céus; e oferecem libações a outros deuses, para me provocarem à ira. Acaso é a mim que eles provocam à ira, diz o Senhor, e não antes a si mesmos, para a sua própria vergonha? Portanto assim diz o Senhor Deus: Eis que a minha ira e o meu furor se derramarão sobre este lugar, sobre os homens e sobre os animais, sobre as árvores do campo e sobre os frutos da terra; arderá e não se apagará. (Jr 7:16-20)

O texto sagrado acima é por demais amargo, desolador e angustiante. Mostra fatos que preferíamos ignorar, realidades que desejaríamos evitar, tristezas que gostaríamos de retardar, e um julgamento que não poderemos anular! Mostra também que existem orações e intercessões que o Deus Altíssimo não quer ouvir, e muito menos responder. Aliás, Ele diz categoricamente: “nem me importunes”.

E os motivos estão claramente expostos: idolatria, idolatria, idolatria! Famílias inteiras, unidas na prática de cerimoniais religiosos, assim como: os filhinhos correm apanhar lenha, os papais acendem o fogo e as mamães amassam a farinha para fazerem bolos que serão oferecidos à rainha dos céus. Afinal, quem é essa “rainha dos céus”? Experimente consultar a internet e você ficará atordoado de tantas informações sobre esse assunto!

Entre tantas explicações vamos nos ater a pelo menos uma descrição encontrada no dicionário bíblico que diz: “Nome dado ao planeta Vênus, e também, no Sul da Palestina, à lua”. Quando se trata de idolatria, as pessoas são criativas, enxergam em tudo motivos para se prostrarem e adorarem seja lá o que for! Adoram o sol, a lua, as estrelas, o mar, as montanhas; afinal, adoram até pessoas!

No entanto, é importantíssimo que o ser humano leve a sério o que O Deus Altíssimo estabelece sobre esse assunto: “Eu sou o Senhor, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra às imagens de escultura”. (Is 42:8) “Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem, e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos”. (Ex 20:3-6)

Quais as consequências da idolatria? Segundo o texto, observe: a) desperta a ira de Deus – b) as pessoas, árvores, animais e até os frutos da terra serão atingidos – c) como fogo, arderá e não se apagará – d) as orações ficarão sem respostas. Ou seja, o Deus Altíssimo, o único que pode responder às orações, não se sensibilizará por preces feitas por idólatras. Assim, perceba que o Deus Altíssimo, que criou todas as coisas para o bem da humanidade, retirará todas as Suas bênçãos daqueles que insistem na idolatria. Entendo que a fome que virá sobre a terra nos finais dos tempos, conforme descrito em Apocalipse, será resultado único e exclusivo da idolatria praticada pelos seres humanos!


Está na hora da humanidade despertar para o perigo da idolatria! Na verdade, o maior interessado em desviar a adoração do Deus Altíssimo, é o próprio Satanás. O maligno quer que o ser humano dedique a ele a sua adoração! Afinal, ele tentou seduzir o próprio Cristo! Observe: “Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles, e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então Jesus lhe ordenou: Retira-te Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele darás culto”. (Mt 4:8-10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário