quinta-feira, 24 de maio de 2012

CURIOSIDADE PERIGOSA

“Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. Esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comerás de toda árvore do jardim? Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, os vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal. Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto e comeu, e deu também a seu marido, que estava com ela, e ele comeu. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; coseram, pois, folhas de figueira, e cingiram-se.” (Gn 3:1-7)
                Se existe algo que não traz nenhum motivo de honra para nós, mulheres, é o fato de ter sido a mulher o veículo que conduziu a raça humana ao pecado. Não há, absolutamente, nenhuma vantagem nisso! Assim, é necessário que nós, mulheres, tenhamos consciência da nossa culpa e nos coloquemos diante de Deus, com humildade, e procuremos aprender as lições que aquela atitude de Eva, malgrado à parte, nos dá. Quando uma advertência não basta para ensinar alguma coisa, então, que se aprenda a lição, ainda que seja através das consequências funestas de uma experiência mal sucedida.
                Primeira questão: Fica evidenciado que a mulher tem características, ou melhor dizendo, que a mulher tem curiosidade mais aguçada que o homem. Quando dizem que “mulher é curiosa”, não estão exagerando! Fico a imaginar a mulher olhando aquela árvore, apreciando a beleza dela, pois diz o texto que a mulher viu que a árvore era boa, agradável e desejável. Hoje, quando uma mulher passa por uma vitrine, ela sofre os mesmos impulsos. Apenas os termos são outros. Assim, a curiosidade tem o seu lado perigoso! E somos curiosas por natureza! Aí está algo que precisamos refletir. A curiosidade, quando é sinônimo de bisbilhotice, mexericos e intrigas, só serve mesmo para levar o mundo à condenação, ao caos, à destruição!
                Se o efeito da bisbilhotice feminina ficasse restrito ao jardim do Éden, menos mal, porém e, infelizmente, não é assim! Esta mesma inclinação continua levando a destruição em todos os tempos e em todos os lugares! É claro que o inimigo de Deus continua tentando tirar vantagens disso o tempo todo. E nós, mulheres, vamos continuar concordando com isso? Já não basta termos contribuído para afastar a humanidade de Deus? Você não acha isso sério demais? De fato, nós não podemos deixar que o inimigo de Deus transforme a mulher num instrumento constante de discórdia! Essa situação pode mudar?  Sim, pode!
                         
               Quando o Senhor Jesus Cristo sofreu o castigo que nos traz a paz, Ele levou sobre Si os nossos pecados, essa força propulsora do mal e, assim, se você colocar a sua fé no sacrifício de Cristo na cruz, Ele fará de você uma nova criatura e, todas nós, mulheres cristãs, poderemos reverter uma situação de maldição em bênção! E como Maria, a mãe do Salvador, poderemos nos colocar diante de Deus e dizer: “Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra.” (Lc 1:38)


Nenhum comentário:

Postar um comentário