quinta-feira, 26 de abril de 2012

A ÁRVORE DA VIDA

“Então disse o Senhor Deus: O homem agora se tornou como um de nós, conhecendo o bem e o mal; assim, para que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente: o Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim de Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. Havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada flamejante que se revolvia por todos os lados, para guardar o caminho da árvore da vida.” (Gn 2 e 3)
                É interessante observar que as Escrituras mencionam o envolvimento do homem com o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, apenas no início do registro sagrado e, depois, não se fala mais do que teria acontecido com aquela árvore. Isso parece indicar que a árvore do conhecimento do bem e do mal cumpriu o seu papel para testar se o homem usaria a sua vontade própria para ficar ou não ao lado de Deus. Infelizmente, a escolha do homem foi o pecado e, com isso, conseguiu experimentar o efeito mais devastador daquele fruto proibido, ou seja, o afastamento de Deus! Gostaria que você parasse um pouco e refletisse como é grave esta situação! Quando o Senhor Deus alertou o homem, dizendo: “... mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás, pois no dia em que dela comeres, certamente morrerás”, Ele estava se referindo ao sentido mais profundo da palavra “morte”. Esta palavra indica separação e, certamente, não estava se referindo apenas à morte física, pois, Adão e Eva não caíram mortos no momento da degustação do fruto proibido. À que morte, então, Deus estaria se referindo? Certamente à morte espiritual, ou seja, a separação de Deus. Isto significa que exatamente no momento em que a humanidade cedeu à tentação, houve o rompimento espiritual entre o homem e Deus.
                Porém, a misericórdia do Senhor o levou a tomar providências, para que este afastamento não se tornasse definitivo. Por isso o Senhor nosso Deus impediu que o homem desse o segundo passo para a condenação eterna, e guardou o caminho da árvore da vida. Dessa árvore, a árvore da vida, as Escrituras voltam a mencionar, e em Apocalipse, o Senhor Jesus Cristo diz: “Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus”. Também, o apóstolo João, em suas visões apocalípticas, vê a árvore da vida e assim testifica: “Então me mostrou o rio da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, em ambas as margens do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês. E as folhas da árvore são para a cura das nações.” (Ap 2:7 e 22:1 e 2)
                Então, a árvore da vida está sob os cuidados do nosso Deus, e de Seu Filho Jesus Cristo, aguardando para ser saboreado por aqueles que creem no Senhor Jesus Cristo e que foram, por Ele, perdoados e justificados. E você pode estar entre eles! Basta colocar a sua fé no sacrifício remidor de Cristo Jesus, e você estará entre aqueles, para quem Cristo dirá: “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.” (Ap 22:14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário