domingo, 24 de abril de 2022

SANSÃO - QUEM?

 


“Tendo os filhos de Israel tornado a fazer o que era mau perante o Senhor, este os entregou nas mãos dos filisteus por quarenta anos. Havia um homem de Zorá, da linhagem de Dã, chamado Manoá, cuja mulher era estéril e não tinha filhos. Apareceu o Anjo do Senhor a esta mulher e lhe disse: Eis que és estéril e nunca tiveste filho; porém conceberás e darás à luz um filho. Agora, pois, guarda-te, não bebas vinho ou bebida forte, nem comas cousa imunda; porque eis que tu conceberás e darás à luz um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe; e ele começará a livrar a Israel do poder dos filisteus. Então, a mulher foi a seu marido e lhe disse: Um homem de Deus veio a mim; sua aparência era semelhante à dum anjo de Deus, tremenda; não lhe perguntei donde era, nem ele me disse o seu nome”. (Jz 13:1-6)

 

Neste texto bíblico acima, temos informações preciosas sobre Sansão, até mesmo antes de seu nascimento. Vamos adiantar que ele, Sansão, foi o décimo segundo Juiz sobre Israel, antes dessa nação optar pela Monarquia. Vamos ao contexto da época: O relato diz que os filhos de Israel tinham feito o que era mau perante o Senhor e por isso o Deus Altíssimo os entregou nas mãos dos filisteus por quarenta anos. Vale lembrar que esta condição de “fazer o que era mau ao Senhor”, tornou-se habitual no procedimento dos israelitas. E, por que isso acontecia? Porque Israel desobedecia ao Senhor, aceitando conviver com os povos idólatras e aprendendo a adorar os seus ídolos! Idolatria! Idolatria! Idolatria!

 

Então aqui, já está a primeira lição que devemos aprender! A idolatria, assim como quaisquer outras ofensas a Deus, traz suas conseqüências! Os filisteus barbarizaram tanto (quarenta anos) o povo israelita que o Deus Altíssimo, por misericórdia, escolheu a dedo, antes mesmo de o menino nascer, aquele que começaria a livrar Israel do domínio filisteu! E, seria assim, fácil, dentro de protocolos estabelecidos? Não! Uma mulher estéril foi escolhida para ser a mãe de Sansão! O Anjo do Senhor falou com ela e como se dissesse: Eu sei que você é estéril e nunca teve filhos! Mas, alegre-se! Vim para lhe avisar que você vai ser mãe! Preste atenção nas orientações que vou lhe dizer agora: Primeiro, em relação a você, não beba vinho ou bebida forte (creio que em relação ao teor alcoólico), nem coma alimentos imundos! Entendo que, como o povo israelita estava sob o domínio dos filisteus pagãos, é possível que os costumes dos dominantes acabaram corrompendo os hábitos dos israelitas.

 

Continuando as orientações dadas: Você foi escolhida por Deus para trazer este menino ao mundo, portanto, cuide bem de seu próprio corpo! O Sansãozinho vai ser um menininho cabeludinho, sabe por quê? Ele será nazireu, consagrado ao Senhor, desde o ventre materno! Não pode cortar o cabelo! Essa é a marca registrada de um nazireu! Separado para Deus! O Senhor designou uma missão muito importante para ele! Ele começará a incomodar os inimigos filisteus! Quer saber mais sobre “voto de nazireu”? (Leia Números capítulo seis)

 

No desenvolver da missão concedida a Sansão, descobriremos algumas fraquezas dele, natural porque ele era humano e sujeito a falhas, como todos nós, o que não impediu que Sansão fosse escolhido e usado por Deus em Seus propósitos! Mania essa que temos de criticar, censurar! Você já imaginou se o Deus Altíssimo procurasse e exigisse uma pessoa humana perfeita para executar Sua Obra? Onde Ele iria encontrar essa maravilha de pessoas perfeitas? Você? Eu? Onde? Por que você acha que a Obra Redentora foi entregue a Cristo? Porque Cristo não é homem que se fez Deus, mas, Deus que se fez homem!

 

Então, aqui está mais uma lição para aprendermos! O Deus Altíssimo designou missões para cada um de nós! Todos os que se prostraram com fé, diante da Cruz de Cristo, onde o Senhor Jesus, como Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, ofereceu-se como sacrifício expiatório por nós e, ressuscitando ao terceiro dia nos entregou a tarefa de levarmos ao mundo o Evangelho para a salvação de todo aquele que crê, sim, essa missão é nossa! Assim como, sermos Luz e Sal da terra, sim, essa missão também é nossa! E isso é por não termos falhas? Não! Nós as temos! Eis o que Cristo disse: “Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”. (Jo 15:4-5)

 

Portanto, o resultado das missões que o Deus Altíssimo coloca sobre nós, depende de nos submetermos ao domínio de Cristo, pois, como Ele afirmou “sem mim nada podeis fazer”! Não são resultados da nossa maravilhosa competência! Precisamos nos apresentar diante de Deus com humildade, obediência e gratidão!       

Nenhum comentário:

Postar um comentário