quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

PASSOU A SEGA, FINDOU O VERÃO, E...

“Dize-lhes mais: Assim diz o Senhor: Quando caem os homens, não se tornam a levantar? Quando alguém se desvia do caminho, não torna a voltar? Por que, pois, este povo de Jerusalém se desvia, apostatando continuamente? Persiste no engano, não quer voltar. Eu escutei e ouvi; não falam o que é reto, ninguém há que se arrependa da sua maldade, dizendo: Que fiz eu? Cada um corre a sua carreira como um cavalo que arremete com ímpeto na batalha. Até a cegonha no céu conhece as suas estações; a rola, a andorinha e o grou observam o tempo da sua arribação; mas o meu povo não conhece o juízo do Senhor”. (Jr 8:4-7)

O texto sagrado acima mostra muito claramente o quando o coração do Deus Altíssimo sofria por causa da rebeldia do povo de Israel. Deus mesmo se surpreende e faz comparações simples, usando como exemplo as próprias atitudes do nosso dia a dia, tais como: quando uma pessoa cai ela torna a levantar-se; quando alguém erra o caminho, ela retorna ao ponto de partida para melhor orientar-se. Porém, o povo de Israel preferia afastar-se do Senhor, e persistir no engano e, com obstinação, se recusava a voltar para os caminhos de Deus.

Ao afundar-se na rebeldia, o povo se deleitava na mentira, no engano, e sequer tinha consciência do erro para dar lugar ao arrependimento. Então, as pessoas se olhavam e perguntavam umas às outras: Nós estamos fazendo alguma coisa errada? Na sequência o Deus Altíssimo usa o comportamento dos animais como exemplo de bom senso, muito mais do que as atitudes de seu povo.

Assim, a agitação das pessoas, o alvoroço, a pressa, a falta de paciência faz o comportamento humano se igualar ao cavalo quando corre com ímpeto na batalha. Mas o cavalo tem o seu motivo que justifica tal comportamento. E as pessoas? Qual a razão de tanto desespero? O Senhor ainda argumenta: “Até a cegonha no céu conhece as suas estações; a rola, a andorinha e o grou observam o tempo da sua arribação; mas o meu povo não conhece o juízo do Senhor”. Tenho a impressão que é como se o Senhor coçasse a cabeça e pensasse: Será que os humanos têm o cérebro menor que as aves?

Observe como o Senhor deseja ardentemente que o seu povo se arrependa e volte para recomeçar nova jornada na presença dEle! Mas o povo de Israel continuou obstinado. Não houve maneira de fazê-lo voltar. Não foi possível evitar as consequências de tanta rebeldia! Jeremias, o profeta, não conseguiu evitar as lágrimas e assim se expressou: “Oh! se eu pudesse consolar-me na minha tristeza! O meu coração desfalece dentro em mim. Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos”. (Jr 8:18, 20)
Esta palavra tem a sua aplicação para nossos dias! Tem o seu valor para nossas vidas! Afinal, a dádiva maior de Deus Pai em favor da humanidade, foi enviar o Deus Filho, Jesus Cristo, para assumir nossas culpas e levar sobre Si a nossa condenação! Assim, Ele foi exposto na cruz e ali efetuou a nossa redenção. Esta mensagem tem sido pregada no mundo! Como o profeta Jeremias levou o recado do Senhor ao povo de Israel, assim também, o Evangelho de Cristo tem sido pregado no mundo!


Entretanto, duas coisas têm impedido algumas pessoas de voltar para Deus: Persistência no pecado e falta de arrependimento! E ainda que o Senhor Jesus Cristo tenha se oferecido em sacrifício por nós, ainda que Ele tenha efetuado lá na cruz a expiação de nossas culpas, se a obstinação humana persistir, nada mais poderá impedir a condenação dos incrédulos! “Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento”. (II Pe 3:9)

Um comentário:

  1. Hoje orei a Deus para dar-me uma mensagem de jer. 8:20 e pedro 3:9.
    Terminei a oração e fui impressionado a fazer uma pesquisa na web.
    Deus me deu esse presente de 2016 para complementar a mensagem que eu deveria passar à minha igreja.
    Obrigado querida irmã por Deus ter usado seu texto para me falar nesta tarde de domingo.
    Tenha um feliz 2020.

    ResponderExcluir