terça-feira, 8 de agosto de 2017

CORAÇÃO EM CHAMAS!

“Persuadiste-me, ó Senhor, e persuadido fiquei; mais forte foste do que eu, e prevaleceste; sirvo de escárnio todo o dia; cada um deles zomba de mim. Porque sempre que falo tenho de gritar e clamar: Violência e destruição; porque a palavra do Senhor se me tornou um opróbrio e ludíbrio todo o dia. Quando pensei: Não me lembrarei dele e já não falarei no seu nome, então isso me foi no coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; já desfaleço de sofrer, e não posso mais”. (Jr 20:7-9)

Perceba no texto sagrado acima que o profeta Jeremias, de tanto sofrer, pensou em parar de falar em nome do Senhor. Provavelmente ele desejou uma pausa para descansar e achou que se ficasse caladinho, seus inimigos não o maltratariam mais. No entanto, perceba também que ele não conseguiu, nem mesmo começar essa greve de silêncio, pois seu coração começou a arder como se estivesse em chamas!

E assim tem sido em todo o transcorrer da história. Falar em nome do Deus Altíssimo não é tarefa fácil! É preciso coragem! E essa coragem não está em nós; ela vem de Deus! Os inimigos, na verdade, eles não são de fora, estão dentro do nosso convívio, dentro da igreja, dentro da família, no meio dos parentes e conhecidos! Jeremias os encontrou dentro do templo: os sacerdotes e os falsos profetas. Enfrentar as autoridades vem em último lugar! Lembre-se que o próprio Cristo foi entregue às autoridades romanas, pelo seu próprio povo! Pilatos, procurador romano, dizia, perplexo, a respeito de Cristo: “Não vejo neste homem crime algum”. (Lc 23:4)

Sendo assim, é natural que nem todos queiram tal missão: Pregar o Evangelho de Cristo? Eu? Não estou preparado! Não tenho dom! Em todas as épocas foi assim. Até Moisés alegou: “Não sei falar” quando o Senhor o convocou. Procure em sua Bíblia e descubra quantos servos do Senhor relutaram. Alguns até fugiram, se esconderam, como Jonas, aquele que foi parar no ventre de um grande peixe, está lembrado? Quase todos tinham uma desculpa, uma objeção, algum complexo de inferioridade, alguma dificuldade a vencer.

E hoje? O Evangelho de Cristo precisa ser pregado em todo o mundo! É ordem do Senhor Jesus! Quer ouçam, quer deixem de ouvir! “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”. (Mc 16:15) Alguns pontos precisam ser destacados: Falar em nome do Senhor, não é fácil. Apesar disso, quando o chamado vem de Deus, é impossível resistir! A maior parte dos mensageiros de Deus tornaram-se mártires! E, finalmente, que ninguém apresente a desculpa de nunca ter ouvido falar de Cristo!

O apóstolo Paulo, aquele que se dedicou a pregar aos gentios, tinha tal zelo e dedicação no seu ministério que assim se expressou: “Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!” (I Co 9:16) Por que você acha que o apóstolo se expressou desse modo? Seria para dizer: Não tenho outra alternativa? Ou seria para destacar a urgência desse evangelho? Ou, ainda, seria para enfatizar que o destino eterno do gênero humano, depende da resposta que será dada a esse evangelho?


“Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para a justiça, e com a boca se confessa a respeito da salvação. [...] Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo. Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam cousas boas!” (Rm 10:9-15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário