quarta-feira, 6 de agosto de 2014

O DECRETO DE NABUCODONOSOR

“Então Nabucodonosor disse: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo, e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois não quiseram cumprir a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, a servirem e adorarem a qualquer outro deus, senão ao seu Deus. Por mim, pois, é feito um decreto, pelo qual todo povo, nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, seja despedaçado e as suas casas sejam feitas em monturo, pois não há outro Deus que possa livrar como este.” (Dn 3:28-29)

Pelo texto acima, percebe-se que o rei Nabucodonosor passou por uma transformação após a cena da fornalha ardente. Era como se ele dissesse: - Eu vi com os meus próprios olhos a ação do Deus Altíssimo livrando os seus servos da fornalha! Aliás, - Ele entrou na fornalha também! Eu vi! Se eu juntasse todos os meus “deuses” num pacote só, eles nunca fariam tal livramento! Aliás, já não tenho mais certeza se os meus “deuses” seriam capazes de fazer alguma coisa!

Diante do decreto que Nabucodonosor fez, é possível que alguém diga: - Um rei pagão se torna cristão! É um pouco diferente, porque esse rei não vivenciou a era do cristianismo. Contudo, Nabucodonosor teve grandes experiências com o Deus Altíssimo e, através de Daniel, o profeta, ele teve o conhecimento de que Cristo viria a este mundo, e pode identificar até o período em que esse acontecimento se concretizaria!

Isso, no entanto, não era garantia de que o rei Nabucodonosor tivesse abandonado a prática da idolatria, ou mesmo, tivesse um coração mais humilde, sem orgulho e prepotência. Constata-se que os imperadores tinham a mania de determinar o que eles consideravam que era bom para eles, teria que ser bom para os outros também, ainda que por força de decreto! Quando Nabucodonosor fez aquela imagem de ouro, exigiu que todos os habitantes de seu reino adorassem aquele ídolo!

Agora, convencido que estava de que havia perdido tempo com seus ídolos, passou um novo decreto: O Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego é o Deus verdadeiro e assim sendo, de hoje em diante, decido por mim e pelo meu povo, que ninguém blasfeme contra esse Deus! Até aí, muito bem! Nada a censurar! Mas, por que mandar despedaçar e transformar em monturo as casas de quem não respeitasse o decreto? Nabucodonosor precisaria mesmo conhecer as bases do cristianismo para poder entender que a violência não faz parte delas!

Assim, a lição que aprendemos desse episódio apresenta dois aspectos: O primeiro diz respeito à postura daqueles três jovens príncipes de Judá, diante de um monarca pagão. Afinal, quando aqueles três servos do Senhor foram lançados na fornalha, o desfecho deste acontecimento fulminou com um testemunho maravilhoso, que modificou todo o império babilônico! E tudo isso por quê? Porque três jovens, fiéis ao Deus Altíssimo, não fugiram da fornalha!

Se desejarmos ganhar o mundo para Cristo, precisamos mudar o nosso conceito de fé! Enquanto as igrejas, denominadas “cristãs” estiverem lotadas de fiéis, interessados só em suplicar bênçãos para si mesmos, o mundo vai continuar como está! O propósito de Deus em nos salvar mediante o sacrifício de Cristo Jesus, sim, o propósito de Deus, é que estejamos dispostos a enfrentar tantas fogueiras quantas necessárias, para levar as Boas Novas de Salvação a todas as pessoas!

O outro aspecto a ser considerado é a mudança que ocorre no coração das pessoas quando a luz do conhecimento do Deus Altíssimo brilha em suas vidas! O rei Nabucodonosor, até então, idólatra, pagão, prepotente, orgulhoso, depois do testemunho daqueles jovens naquela fornalha ardente, curvou-se diante de Deus, reconhecendo que “não há outro Deus que possa livrar como este”, além de ter ordenado a todo o povo, nação e língua, que não blasfemasse contra o Deus de Israel! Os domínios de Nabucodonosor, ou seja, o império babilônico, não poderá jamais usar como desculpa a falta de oportunidade de conhecer ao Deus Altíssimo! Deus mesmo cuidou para que eles tivessem todas as oportunidades! E você?


“Ora, aquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória, ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém.” (Jd 1:24-25)

Nenhum comentário:

Postar um comentário