segunda-feira, 18 de abril de 2022

PELO SENHOR E POR GIDEÃO!

 


“Disse o Senhor a Gideão: É demais o povo que está contigo, para eu entregar os midianitas nas suas mãos; Israel poderia se gloriar contra mim, dizendo: A minha própria mão me livrou. [...] Disse mais o Senhor a Gideão: Ainda há povo demais; faze-os descer às águas, e ali tos provarei; aquele de quem eu te disser: este irá contigo, esse contigo irá; porém todo aquele de quem eu te disser: esse não irá contigo, esse não irá. Fez Gideão descer os homens às águas. Então, o Senhor lhe disse: Todo que lamber a água com a língua, como faz o cão, esse porás à parte, como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber. Então, disse o Senhor a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam a água eu vos livrarei, e entregarei os midianitas nas tuas mãos; pelo que a outra gente toda que se retire, cada um para o seu lugar. [...] Então, repartiu os trezentos homens em três companhias e deu-lhes, a cada um nas suas mãos, trombetas e cântaros vazios, com tochas neles”. (Jz 7:1-16)

 

Lembra-se de como foi a conquista de Jericó? O Deus Altíssimo orientou seu servo Josué em todos os detalhes da batalha (?). Para quem esperava bomba atômica, metralhadoras, tanques de guerra, fuzis e armamentos modernos, olha só a diferença: Parecia um cortejo festivo! Alguém pode argumentar: Mas nem havia esses recursos naquela época! Claro que não havia! E, por acaso, precisava? A batalha era do Deus Altíssimo! E Ele tem Seus próprios métodos! No caso dos midianitas, inimigos de Israel, o Senhor caprichou nos preparativos! Vamos ver então a lista dos armamentos divinos: trombetas, cântaros vazios e tochas! (Jz 7:l6) Uau! Isso vai dar um trabalho!

 

Agora, vamos ao treinamento do grande exército de trinta e dois mil soldados! É como se o Deus Altíssimo dissesse a Gideão: Para que tantos soldados? É muita gente! Gideão, (coçando a cabeça), mas, o Senhor viu o tamanho dos exércitos dos midianitas? “Os midianitas, os amalequitas, e todos os povos do Oriente cobriam o vale como gafanhotos em multidão; e eram os seus camelos em multidão inumerável como a areia que há na praia do mar”. (Jz 7:12) Parece-me ouvir Deus dizer, batendo palmas: É assim que Eu gosto! Gideão: Como será o treinamento do nosso exército? Deus: Leve-os às águas! Aquele que lamber a água como faz o cachorro, está aprovado! Aquele que se ajoelhar para tomar água está desaprovado! Resultado: De trinta e dois mil homens, sobraram apenas trezentos habilitados para o confronto! E nem chegaram a lutar!

 

Finalmente, a hora chegou! Era madrugada! Escuro! Gideão combinou com os seus trezentos soldados: Vamos nos dividir em três grupos de cem! Façam como eu fizer! “Quando eu tocar a trombeta, e todos os que comigo estiverem , então, vós também tocareis as vossas ao redor de todo o arraial e direis: Pelo Senhor e por Gideão!” (Jz 7:18) E não se esqueçam de quebrar os cântaros! “Assim, tocaram as três companhias as trombetas e despedaçaram os cântaros; e seguravam na mão esquerda as tochas e na mão direita, as trombetas que tocavam; e exclamaram: Espada pelo Senhor e por Gideão!” E vocês acham que as três companhias entraram disparadas no meio dos midianitas? Claro que não! Não foi necessário!  “E permaneceu cada um no seu lugar ao redor do arraial, que todo deitou a correr, e a gritar, e a fugir. Ao soar das trezentas trombetas, o Senhor tornou a espada de um contra o outro, e isto em todo o arraial, que fugiu rumo de Zererá, até Bete-Sita, até ao termo de Abel-Meolá, acima de Tabate”. (Jz 7:21-22)

 

É assim que o Deus Altíssimo detona Seus inimigos! Leia em todo o registro bíblico e acompanhe as guerras do Senhor! Uma mais emocionante do que a outra! Os armamentos humanos, científicos, modernos, onde só é necessário apertar uma tecla e pronto, ficam completamente emperrados, tudo fora do ar! Alguém grita: O que aconteceu? O sistema está fora do ar! Nada funciona! Onde é que eu posso me esconder? Socorro? Nem vou escrever como serão as guerras descritas no Apocalipse (leia você mesmo) e se por acaso você ficar atemorizado, o único refúgio é o Senhor dos Exércitos!

 

“Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do Senhor, nosso Deus. Eles se encurvam e caem; nós, porém, nos levantamos e nos mantemos de pé”. (Sl 20:7-8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário