domingo, 3 de abril de 2022

O SOL SE DETEVE E A LUA PAROU

 


“Disse o Senhor a Josué: Não os temas, porque nas tuas mãos os entreguei; nenhum deles te poderá resistir. [...] Sucedeu que, fugindo eles de diante de Israel, à descida de Bete-Horom, fez o Senhor cair sobre eles grandes pedras, até Azeca, e morreram. Mais foram os que morreram pela chuva de pedra do que os mortos à espada pelos filhos de Israel. Então, Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor entregou os amorreus nas mãos dos filhos de Israel; e disse na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeom, e tua, lua, no vale de Aijalom. E o sol se deteve, e a lua parou até que o povo se vingou de seus inimigos. Não está isto escrito no Livro dos Justos? O sol, pois, se deteve no meio do céu e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro. Não houve dia semelhante a este, nem antes nem depois dele, tendo o Senhor, assim, atendido à voz de um homem; porque o Senhor pelejava por Israel”. (Js 10:8-14)

 

Este relato bíblico, certamente, deixa algumas pessoas assustadas, aturdidas e sem saber para onde correr, pois mostra claramente atributos do Deus Altíssimo que muitos querem ignorar! Principalmente: JUSTIÇA! As pessoas só querem amor, amor e mais amor da parte de Deus que é a fonte de todo amor! E, deliberadamente, esquecem-se, que o Deus Altíssimo também é justiça! Neste relato acima, eu vejo o Senhor muito entusiasmado numa batalha contra os amorreus, que dá gosto de ver! É como se Deus combinasse com Josué: Deixe comigo! A luta agora é só minha! Pedras! Eu quero as maiores! Venham aqui! Estão vendo os amorreus lá? Caiam em cima deles! Nesse meio de tempo, Josué pede ao Senhor: Preciso de mais luz! Não pode escurecer agora! Preciso terminar minha tarefa! E o Senhor ordena: Sol, pare! Lua, você também!

 

Por certo, o sol, lá de uma extremidade, pisca para a lua e combinam: um, dois, três e já! Ficam paradinhos por quase um dia inteiro! Até que o Deus Altíssimo e Josué declaram: Pronto! Sabia que os estudiosos já constataram essa diferença matemática divina na contagem do tempo? Ah! Conseguiram! (Pesquise e constate porque o ano tem trezentos e sessenta e cinco dias, e o mês de fevereiro varia entre vinte e oito a vinte e nove dias e os meses variam com trinta e trinta e um dias) O que não dá para ignorar é o fato de que o ser humano, criado pelo Deus Altíssimo, não pode desafiar ao Todo Poderoso! Deus tem todo o Universo ao Seu dispor, ao Seu comando! As estrelas? O Senhor as chama pelos seus nomes! E tem mais: Não se arrisque a batalhar contra o Deus dos Exércitos! Nem que todos os exércitos do planeta, constituídos pelas nações ímpias, se posicionem contra o Senhor, não terão a menor chance de vitória!

 

Talvez, você pense: É demais para a minha razão! Pois espere o que vem por aí! Se você não pertence ao povo de Cristo, é possível que você tenha a oportunidade de enfrentar a “greve dos astros” descrita em Apocalipse (8:12-13) “O quarto anjo tocou a trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, da lua e das estrelas, para que a terça parte deles escurecesse e, na sua terça parte, não brilhasse, tanto o dia como também a noite. Então, vi e ouvi uma águia que, voando pelo meio do céu, dizia em grande voz: Ai! Ai! Ai dos que moram na terra, por causa das restantes vozes da trombeta dos três anjos que ainda têm de tocar”.

 

Não é nossa intenção despertar o medo, pavor e desespero em ninguém, mas, é nosso dever sim, alertar, porque o que as Escrituras afirmam, precisa ser do conhecimento de todas as criaturas, assim como o Evangelho de Cristo apregoa Boas Novas de salvação! Para aquele que crê, para aquele que ouve o chamar do Santo Espírito, para aquele que olha para a cruz de Cristo, para aquele que se arrepende! Assim como Noé, que por cento e vinte anos construiu a Arca anunciando que o juízo viria em forma de dilúvio, porém, era zombado, criticado e humilhado! Até que o julgamento veio, e os que não creram, pereceram. Falta de oportunidade? Não! Excesso de incredulidade!

 

“Por que se enfurecem os gentios e os povos imaginam coisas vãs? Os reis da terra se levantam, e os príncipes conspiram contra o Senhor e contra o seu Ungido, dizendo: Rompamos os seus laços e sacudamos de nós as suas algemas. Ri-se aquele que habita nos céus; o Senhor zomba deles. Na sua ira, a seu tempo, lhes há de falar e no seu furor os confundirá. Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos advertir, juízes da terra. Servi ao Senhor com temor e alegrai-vos nele com tremor. Bem-aventurados todos os que nele se refugiam”. (Sl 2:1-12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário