domingo, 27 de março de 2022

SENHOR DOS EXÉRCITOS!

 


“Os sete sacerdotes que levavam as sete trombetas de chifre de carneiro diante da arca do Senhor iam tocando continuamente; os homens armados iam adiante deles, e a retaguarda seguia após a arca do Senhor, enquanto as trombetas soavam continuamente. No segundo dia, rodearam, outra vez, a cidade e tornaram para o arraial; e assim fizeram por seis dias. No sétimo dia, madrugaram ao subir da alva e, da mesma sorte, rodearam a cidade sete vezes; somente naquele dia rodearam a cidade sete vezes. E sucedeu que, na sétima vez, quando os sacerdotes tocaram as trombetas, disse Josué ao povo: Gritai, porque o Senhor vos entregou a cidade! [...] Gritou, pois, o povo, e os sacerdotes tocaram as trombetas. Tendo ouvido o povo o sonido da trombeta e levantado grande grito, ruíram as muralhas, e o povo subiu à cidade, cada qual em frente de si, e a tomaram. [...] Então, disse Josué aos dois homens que espiaram a terra: Entrai na casa da mulher prostituta e tirai-a de lá com tudo quanto tiver, como lhe jurastes”. (Js 6:13-22)

 

Compare a diferença entre o posicionamento de guerra do Senhor dos Exércitos com os das guerras entre as nações em todos os tempos! Na queda de Jericó, percebe-se um cortejo! No lugar de canhões, trombetas! Claro que havia os homens de guerra armados, porém, limitaram-se a rodear a cidade por seis dias. Rodeavam um dia, voltavam para o arraial. No dia seguinte, a mesma coisa! Sete sacerdotes com as suas trombetas, apenas tocavam continuamente! O povo foi orientado a ficar em completo silêncio até que lhe fosse dado o comando para gritar! Diante disso, o povo de Jericó, por certo, subiu à muralha para assistir o espetáculo! Em algum momento haverá uma orquestra tocando lindas músicas! Mas, no sétimo dia, tudo mudou! O povo gritou, as muralhas ruíram e Jericó foi tomada! O grito do povo derrubou as muralhas? Não! Foi a palavra do Deus dos Exércitos que se cumpriu! Lembre-se que a cada ato da Criação do Universo, tudo passou a existir em obediência à Palavra do Deus Altíssimo!

 

Os conflitos, as guerras, as lutas, a destruição e derramamento de sangue resultantes no cenário humano, foram causados a partir do momento em que o pecado passou a fazer parte da natureza humana.  A nação israelita foi vítima de muitas guerras. Na verdade, se o Deus dos Exércitos não interferisse nesses conflitos, Israel teria sido riscado do mapa! Esse sempre foi o propósito de Satanás: Impedir que Cristo viesse ao mundo!  Hoje, esse ódio é direcionado também aos cristãos! Entretanto, o Deus Altíssimo tem o controle de todos os acontecimentos! Porém, os métodos de Deus descritos nas Escrituras, são bem diferentes dos métodos usados pelas nações! Na verdade, houve sim, uma batalha travada contra o reino das trevas, lá na Cruz do Calvário, onde Cristo enfrentou e destruiu as obras satânicas. Foi ali, com o martírio do Senhor Jesus Cristo, que o pecado do mundo foi removido, a luz de Cristo resplandece na vida de quem nEle crê e as portas do inferno não prevalecem contra o povo redimido por Cristo! Imagine agora um grande cenário de guerra, cujo desfecho será decidido apenas por “um sopro”! Eis o texto sagrado: “Com efeito, o mistério da iniqüidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém; então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação da sua vinda”. (I Ts 2:7-8)

 

Em se tratando da destruição de Jericó, em meio a todos os acontecimentos, havia uma casa, onde uma família estava reunida, pronta para ser retirada dali, com todos os seus pertences e, provavelmente, olhando fixamente para aquela janela onde havia sido colocado um cordão de escarlata, como sinal de que eles seriam poupados! Era a casa de Raabe, a prostituta que acolheu os espias enviados por Josué. Haveria alguma dúvida em seus corações? A promessa seria cumprida? Afinal, somos apenas uma família! E se nos esqueceram? Haveria alguma possibilidade de que isso acontecesse? Que alívio! Que alegria!  A promessa se cumpriu! “Mas Josué conservou com vida a prostituta Raabe, e a casa de seu pai, e tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje, porquanto escondera os mensageiros que Josué enviara a espiar Jericó”. (Js 6:25) Saiba-se, portanto, que ninguém que estiver protegido pelo sangue remidor de Cristo será condenado com os incrédulos e inimigos do Deus Altíssimo! A Palavra do Senhor não falha!

 

“Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”. (Rm 8:1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário