domingo, 20 de março de 2022

CORDÃO DE ESCARLATA

 


“Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo Senhor que, assim como usei de misericórdia para convosco, também dela usareis para com a casa de meu pai; e que me dareis um sinal certo de que conservareis a vida a meu pai e a minha mãe, como também a meus irmãos e a minhas irmãs, com tudo o que têm, e de que livrareis a nossa vida da morte. Então, lhe disseram os homens: A nossa vida responderá pela vossa se não denunciardes essa nossa missão; e será, pois, que, dando-nos o Senhor esta terra, usaremos contigo de misericórdia e de fidelidade. Ela, então, os fez descer por uma corda pela janela, porque a casa em que residia estava sobre o muro da cidade. [...] Disseram-lhe os homens: Desobrigados seremos deste teu juramento que nos fizeste jurar, se, vindo nós à terra, não atares este cordão de fio de escarlata à janela por onde nos fizeste descer; e, se não recolheres em casa contigo teu pai, e tua mãe, e teus irmãos, e toda a família de teu pai”. (Js 2:12-18)

 

Pode se preparar para ficar com os cabelos arrepiados, principalmente, se você fizer parte do grupo que gosta de criticar, usa de falso moralismo e adora jogar “lenha na fogueira” só para ver o “circo pegar fogo”. Dependendo do prisma que a pessoa analisa os fatos relatados no texto bíblico acima, temos um retrato bem estranho da forma como o Deus Altíssimo age e escolhe seus ajudantes! Entretanto, é extraordinariamente maravilhoso entender a grandiosidade do nosso Deus! Observe: Quem o Senhor escolheu para proteger os espias que Josué enviou a Jericó? Resposta: Uma prostituta chamada Raabe! Onde ela morava? Em cima do muro (fortaleza) da cidade de Jericó! Uma casa construída sobre um muro? Por aí, você calcula o alicerce e a largura desse muro!

 

O que ela fez para realizar a missão que lhe foi dada? Simplesmente acolheu os dois espias, “escondeu-os entre as canas do linho que havia disposto em ordem no eirado” e, quando a “polícia” enviada pelo rei de Jericó, bateu à sua porta, como a dizer: Cadê os dois espias que entraram aqui? Saiam já! O rei manda chamá-los! Ela, Raabe, muito calmamente , explica: De fato, vieram dois homens aqui, não sei quem eles eram, de onde vieram e, acabaram de ir embora por ali, se vocês correrem, podem alcançá-los! Só que não! Eles estavam bem escondidinhos! Faremos um intervá-lo para o “grupo dos falsos religiosos” que, por certo estão queimando de vontade de censurar: Onde já se viu? Uma prostituta? Usando de mentiras? Por que não procuraram a mulher mais honesta e pura de Jericó? Ora, da mesma forma como Cristo livrou uma mulher de ser apedrejada pela multidão que se considerava sem pecado algum, quando, o Senhor Jesus afirmou: Aquele que não tiver pecado, atire a primeira pedra!

 

Veremos mais adiante, como Raabe se tornou participante da genealogia de Cristo, assim como Rute e, constataremos que com muita propriedade Cristo também afirmou que os sãos não precisam de médico e sim os doentes; pois não vim chamar justos e sim pecadores ao arrependimento. Essa mania que alguns cristãos adquiriram de acharem-se melhores que a humanidade, não faz sentido! Assim, eram os escribas e fariseus da época de Jesus! Prontos a criticar, censurar,com aparência de santidade, jejuns, orações compridas em público, onde diziam, graças te dou ó Deus porque não sou como os demais pecadores! Misericórdia! Isso precisa acabar!

 

Voltemos à missão de Raabe. Mais ou menos assim foi a conversa com os dois espias: Assim como eu usei de misericórdia para com vocês, assim eu espero que vocês tenham misericórdia da minha família! Porque eu sei que o Senhor dará vitória a vocês! Saibam que todos os povos desta região, estão desmaiados de terror! Por favor, lembrem-se de mim! Quero um sinal de que minha família será poupada! Que sinal foi esse? Foi um cordão de escarlata que deveria marcar a janela por onde ela os fizera descer por uma corda! Esse foi o acordo!

 

Significante é o fato de que esse cordão de escarlata era vermelho vivo como carmesim (uma tinta para tingir tecidos), também usada para pinturas em obras de arte. Estes acontecimentos nos trazem à memória a “arca de Noé” quando apenas os recolhidos na arca foram poupados do dilúvio; a saída dos hebreus do Egito, quando somente as casas marcadas com sangue, foram poupadas da morte dos primogênitos; e, principalmente, do sangue de Cristo vertido na Cruz do Calvário, que livra aqueles que crêem, da condenação do pecado, do inferno e de todo império das trevas!

 

“Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã”. (Is 1:18)

“Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós”. (Lc 22:20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário