domingo, 26 de junho de 2022

SAIA DE MOABE!

 


“Saiu, pois, ela com suas duas noras do lugar onde estivera; e, indo elas caminhando, de volta para a terra de Judá, disse-lhes Noemi: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós usastes com os que morreram e comigo. O Senhor vos dê que sejais felizes, cada uma em casa de seu marido. E beijou-as. Elas, porém, choraram em alta voz e lhe disseram: Não! Iremos contigo ao teu povo. Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas! Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no ventre filhos, para que vos sejam por maridos?  [...] Então, de novo, choraram em alta voz; Orfa, com um beijo, se despediu de sua sogra, porém Rute se apegou a ela. Disse Noemi: Eis que tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses; também tu, volta após a tua cunhada. Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus”. (Rt 1:7-16)

 

No relato bíblico acima, temos três viúvas; Noemi, a sogra (de Belém de Judá) e suas duas noras, Orfa e Rute (moabitas). As moças resolveram acompanhar a sogra, porém, Noemi aconselhou-as a voltarem para suas famílias, casarem-se novamente e vida que segue! Houve muito choro naquele momento e Orfa, provavelmente, triste, despediu-se da sogra e procurou seus pais. Rute, porém, apegou-se a Noemi e, como se dissesse: Vou com a senhora! E, nesse momento, aconteceu a conversão mais extraordinária descrita nas Sagradas Escrituras! Vale dizer que a atitude e decisão de Rute refletem os passos necessários, fundamentais para uma verdadeira conversão! Primeiro: Saia de Moabe! (influência pecaminosa). Segundo: Deixe seus deuses! (ídolos, idolatria) Terceiro: Deixe o seu povo! (Tradições) Quarto: Adore ao Deus Altíssimo!

 

Entendo que Rute já conhecia a história de Israel! Os fatos e as ações do Deus Altíssimo em favor do seu povo deixavam o coração de Rute exultante! Tinha consciência de sua origem e não se alegrava com isso! Gostaria imensamente de fazer parte de um povo tão abençoado! Se tivesse oportunidade de ser acolhida pelo Deus único e Soberano, não titubearia! Seu povo? Seus “deuses”? Seus costumes? Suas tradições? Até mesmo sua família? Sua história? Troco tudo isso para ficar com o Deus Altíssimo! Era o que o Senhor procurava naquela que faria parte da Genealogia de Cristo!

 

É, pois, fundamental que o pecador (a) que deseja entrar para a família de Deus, esteja disposto a abandonar tudo que o prende e impede de se aproximar do Senhor! Infelizmente, haverá uma fila enorme de pessoas que não estiveram dispostas a deixar tudo para seguir a Cristo! Houve-se muito: Não vou deixar a religião dos meus pais! Mesmo que fosse uma religião falsa? Não vou deixar minhas tradições! Mesmo que fossem equivocadas? Não vou trair a minha história! Mesmo que represente a sua infelicidade? Pois saiba que todas as suas razões, seus argumentos não servirão de nada quando você for chamado para se apresentar diante do Deus vivo, justo e verdadeiro! Quando se trata de Cristo, é preciso entender que a missão dEle é trazer Salvação ao pecador, não uma nova religião!

 

Até quando você vai esperar para reconhecer a Obra salvadora de Cristo? Até quando você vai permanecer preso em “Moabe”? Até quando você vai ignorar a cena da crucificação, do martírio, do sacrifício que o Cordeiro de Deus enfrentou no Calvário, levando sobre Si a condenação da humanidade, carregando em Seu corpo nossos pecados e transgressões, para que saiamos de “Moabe”, deixemos a idolatria, abandonemos a prática de pecados, sejamos parte da família de Deus? Por que viver nas trevas? Por que ser banido da presença de Deus?

 

Deus Pai enviou a este mundo Seu Filho Unigênito para efetuar nossa redenção! Você acha que o Deus Altíssimo vai aceitar suas explicações como: Aqui apresento minha fidelidade à religião dos meus antepassados, nossas tradições, nossos costumes, nossos deuses, nossa idolatria, a história do nosso povo! Não fui capaz de trocar nada disso, mesmo sabendo que Cristo morreu por mim! Não consegui sair de “Moabe”!

 

Palavras do Senhor Jesus: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. (Jo 14:6)

2 comentários:

  1. A paz de Cristo!
    Bela reflexão! Excelente interpretação do texto, como no salmo 119:130 a " A exposição das tuas palavras trás luz e entendimento "...
    Fico maravilhado, quando vejo mulheres de Deus com a sabedoria divina, como Priscila, a esposa de Aquila, e também as cooperadores do apóstolo Paulo... Deus continue te iluminando de entendimento, de hermenêutica divina.

    ResponderExcluir
  2. Boas palavras motivadoras! Agradeço pelo estímulo! Bênçãos do Senhor sobre sua vida!

    ResponderExcluir