terça-feira, 27 de outubro de 2015

HIGIENE MENTAL - O QUE É?

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”. (Fp 4:8)

Uma das coisas mais difíceis de ser controlada é o ato de pensar. Os poetas costumam dizer que os pensamentos têm asas, dando a ideia de que nossos pensamentos são velozes e passam adiante de nós. Costumamos até dizer que eles nos traem, enganam e nos fazem, muitas vezes, agir tolamente. A verdade é que pensamentos mil passam pela nossa mente e grande parte deles não temos coragem de revelar.

Sentimos ódio, inveja, egoísmo, ira, e estes sentimentos se transformam em pensamentos indesejáveis que nos corroem por dentro, e nos transformam em pessoas infelizes. Os médicos costumam dizer que grande parte dos males físicos de seus pacientes tem origem em seus pensamentos; as famosas “doenças psicológicas”. Isto revela que o que somos é o resultado do que pensamos!

Assim sendo, devemos analisar com mais carinho os nossos pensamentos e fazer uma limpeza na nossa cabeça! Não, não se trata de comprar um bom xampu e lavar a cabeça por fora, mas uma limpeza por dentro, aquilo que se conhece como “higiene mental”. Por incrível que pareça, mas se existe alguma coisa que devemos limpar diariamente são os nossos pensamentos.

Quando encontramos alguém que só fala bobagens, dizemos que aquela pessoa tem a mente suja. Ora, de uma certa forma, desse mal todos nós sofremos. Se analisarmos todos os cantos de nossa mente, encontraremos muitas bugigangas, poeiras e entulhos que só nos atrapalham. Haveria algum aspirador capaz de sugar todas as sujeiras dos nossos pensamentos?

A verdade é que nossos pensamentos são corrompidos por causa da presença e influência do pecado em nosso interior. O pecado domina, não apenas os pensamentos do ser humano, mas também os sentimentos, a alma, as ações e reações humanas! Não há possibilidade de uma mente pura a não ser pelo poder da presença de Cristo em nós!

Assim, perceba que a orientação contida no texto bíblico indicado acima é dirigida àqueles que já receberam Cristo em suas vidas, ou seja, os cristãos. Portanto, um verdadeiro cristão está comprometido a observar aquilo em que deve pensar, ou seja: tudo o que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, tudo o que é de boa fama, se existir virtude e louvor, é isso o que deve ocupar os nossos pensamentos!

Tal conduta deve causar um impacto tão profundo na sociedade em que vivemos que alguns pensarão que não somos deste mundo e, de fato, não somos mesmo, pois o próprio Cristo afirmou: “Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou. [...] Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo”. (Jo 17:14 e 18)

Não somos do mundo, mas somos enviados ao mundo! Espera-se, portanto, que a conduta dos cristãos no meio em que vivem, faça a diferença e que as pessoas possam ver em nós a grande transformação que Cristo opera no ser humano: no corpo, na alma e na mente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário