“Disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só. Far-lhe-ei uma adjutora que lhe corresponda. Então o Senhor fez cair um sono pesado sobre o homem, e este adormeceu; tomou, então, uma das suas costelas, e fechou a carne em seu lugar. Então da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou a mulher, e a trouxe ao homem. Disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada mulher, pois do homem foi tomada. Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão os dois uma só carne. E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher, e não se envergonhavam.” (Gn 2:18, 21-25)
Como é bom saber que nós, mulheres, fazemos parte dos propósitos de Deus! Isso o Senhor nosso Deus deixa bem claro, logo nos primeiros registros do relato bíblico. Começa, que o nosso Deus olhou para o homem e disse: - Não é bom que o homem esteja só! E não é bom mesmo! Assim, aprendemos: A mulher recebeu de Deus o dom de tornar a vida do homem mais bonita, mais alegre, mais feliz! É claro que o pecado estragou isso! Hoje vivemos dias em que grande parte das mulheres inferniza a vida do homem, a ponto deles correrem delas!
Em contrapartida, o homem que, originalmente, deveria ser o apoio afetivo da mulher, acaba se tornando indesejável! Contudo, prevalece o fato de que o propósito de Deus para ambos, homem e mulher, é de que fossem felizes juntos. Infelizmente o pecado deturpou os papéis designados para o homem e a mulher. Inicialmente, e por muito tempo, a mulher que deveria andar lado a lado, como companheira do homem, passou a ser deixada para trás, como inferior, a quem se designava tarefas caseiras e a responsabilidade de gerar filhos. Até parece que o homem olhava para a mulher e pensava: Você é muito bonita, tem belos cabelos, mas não sabe raciocinar! Por gerações e gerações as mulheres se sentiram inferiorizadas e quando resolveram dar o seu grito de independência, o fizeram de maneira errada! Em lugar nenhum das Escrituras encontramos clubes de “bolinhas” e “luluzinhas”, vivendo isoladamente e em conflito.
Mesmo porque essa aparente “guerra dos sexos” é puro rótulo. Bem no interior da natureza humana, existe uma profunda simpatia pelo seu oposto e, negar isso, é querer saber mais do que Deus! Foi Ele quem designou assim!
Então, para que haja harmonia entre homens e mulheres, é necessário que ambos se voltem para Deus! Aí sim, um saberá olhar o outro com respeito, onde as diferenças serão valorizadas, onde o homem olhará a sua companheira com doçura e ela, por sua vez, olhará o seu companheiro com admiração, pois, a ambos Deus concedeu a maravilhosa missão de gerar vida e preservar a espécie humana! E por amor a ambos Deus entregou o Seu Filho Unigênito para efetuar a redenção da humanidade!
Veja o que o poeta bíblico, Salomão, descreve: “Há três coisas que são maravilhosas demais para mim, sim, há quatro que não entendo: O caminho da águia no céu, o caminho da cobra na penha, o caminho do navio no meio do mar, e o caminho do homem com uma donzela.” (Pv 30:18-19)
Nenhum comentário:
Postar um comentário