domingo, 23 de janeiro de 2022

TABERNÁCULO - HABITAÇÃO DE DEUS

 


“Disse mais Moisés a toda a congregação dos filhos de Israel: Esta é a palavra que o Senhor ordenou, dizendo: Tomai, do que tendes, uma oferta para o Senhor; cada um, de coração disposto, voluntariamente a trará por oferta ao Senhor... [...] Então, toda a congregação dos filhos de Israel saiu da presença de Moisés, e veio todo homem cujo coração o moveu e cujo espírito o impeliu e trouxe a oferta ao Senhor para a obra da tenda da congregação, e para todo o seu serviço, e para as vestes sagradas. [...] Os filhos de Israel trouxeram oferta voluntária ao Senhor, a saber, todo homem e mulher cujo coração os dispôs para trazerem uma oferta para toda a obra que o Senhor tinha ordenado se fizesse por intermédio de Moisés”. (Êx 35: 4,5,20,21 e 29)

 

Finalmente, temos um bom motivo para elogiar a atitude dos filhos de Israel! Quando Moisés revelou-lhes que o Deus Altíssimo desejava que eles construíssem o tabernáculo, que seria o lugar da habitação do Senhor entre eles; ali, seriam realizadas as cerimônias do culto de adoração a Deus! Precisava ser de acordo com as orientações que Deus mesmo lhes daria. Impressionante como todos, homens e mulheres se uniram para ofertar, e o mais rápido possível! Deve ter sido bonito de ver tanta disposição, colaboração e prontidão para o trabalho! Mas foi tanto o entusiasmo, que os responsáveis em recolher as ofertas, tiveram que pedir a Moisés: Chega de ofertas! Já temos o suficiente! Vai até sobrar! Não temos nem onde acomodar tantas dádivas! Já pensou que maravilha?

 

Qual seria a razão desse projeto? Era um Templo portátil! Seria montado e desmontado todas as vezes que os filhos de Israel recebessem ordens para levantar o acampamento e prosseguir na jornada pelo deserto. E isso, por quarenta anos! Significa que os encontros com Deus não seriam mais no monte Sinai. Na medida em que o povo caminhasse, o tabernáculo os acompanharia! Os capítulos 35 a 40 de Êxodo falam detalhadamente sobre esse tema, porém, leia também em Hebreus no Novo Testamento sobre esse assunto (capítulos 8 e 9), pois se completam no sentido espiritual!

 

Quando os filhos de Israel terminaram a obra, o tabernáculo foi levantado para ser consagrado ao Deus Altíssimo! “Então, a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo. Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porque a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o tabernáculo. Quando a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, os filhos de Israel caminhavam avante, em todas as suas jornadas; se a nuvem, porém, não se levantava, não caminhavam, até ao dia em que ela se levantava. De dia, a nuvem do Senhor repousava sobre o tabernáculo, e, de noite, havia fogo nela, à vista de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas”. (Êx 40:34-38)

 

Quando o Deus Altíssimo, pelas mãos de Josué, conquistou Canaã, introduzindo o povo israelita nesse lugar, ao passar das gerações, chegou o momento em que o tabernáculo (portátil) precisou ser substituído pelo Templo (fixo) agora, pelas mãos do rei Salomão, filho de Davi. Foi uma obra espetacular! Planejada pelo rei Davi e executada pelo rei Salomão. No momento da consagração e inauguração do Templo, quando o rei terminou a oração ao Deus Altíssimo, “Tendo Salomão acabado de orar, desceu fogo e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do SENHOR encheu a casa. Os sacerdotes não podiam entrar na Casa do SENHOR, porque a glória do SENHOR tinha enchido a Casa do SENHOR. Todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo e a glória do SENHOR sobre a casa, se encurvaram com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram, e louvaram ao SENHOR, porque é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre”. (II Cr 7:1-3)

 

Qual é a lição para nós, cristãos, hoje, a respeito do sentido da palavra tabernáculo? Considerando que tanto o Tabernáculo como o Templo são edificações para a habitação do Deus Altíssimo, onde Seu povo se reúne para adorá-Lo, louvá-Lo e servi-Lo, e sabendo também que fomos lavados e purificados pelo sangue de Cristo e, segundo Ele, nossa função é sermos morada da Trindade Excelsa, como descrito nas Escrituras “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada”. (Jo 14:16,17,23) Assim, somos tabernáculos de Deus e isso é muito sério!

Nenhum comentário:

Postar um comentário