terça-feira, 20 de março de 2018

QUEM ESTÁ NO COMANDO?


“No princípio do reinado de Zedequias, filho de Josias, rei de Judá, veio da parte do Senhor esta palavra a Jeremias: Assim me disse o Senhor: Faze brochas e canzis, e põe-nos ao teu pescoço. E envia outros ao rei de Edom, ao rei de Moabe, ao rei dos filhos de Amom, ao rei de Tiro, e ao rei de Sidom, por intermédio dos mensageiros que vieram a Jerusalém ter com Zedequias, rei de Judá. Ordena-lhes que digam aos seus senhores: Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Assim direis a vossos senhores: Eu fiz a terra, o homem e os animais que estão sobre a face da terra, com o meu grande poder e com o meu braço estendido, e a dou àquele que for justo. Agora eu entregarei todas estas terras ao poder de Nabucodonosor, rei de Babilônia, meu servo; e também lhe dei os animais do campo para que o sirvam. Todas as nações o servirão a ele, a seu filho e ao filho de seu filho, até que também chegue a vez da sua própria terra, quando muitas nações e grandes reis o farão seu escravo”. (Jr 27:1-7)

Achou difícil de entender o relato bíblico acima? Sim, eu também. Mas com calma e paciência veremos que não é tão complicado assim. As nações daquela época estavam em polvorosa! Uma ameaça terrível estava se aproximando! Um tal de Nabucodonosor estava dominando todas as nações daqueles continentes! E já estava perto! Numa tentativa de achar alguma solução para evitar o domínio estrangeiro, eis que cinco reis enviaram uma comitiva de mensageiros para um encontro com o rei Zedequias, de Judá.

Vamos participar da reunião: - O que vossa majestade acha que vai acontecer? Seremos todos dominados por Nabucodonosor? Será que se uníssemos nossos exércitos, teríamos chance de vencê-lo? Enquanto isso, o Deus Altíssimo, que não havia sido convidado para aquele congresso e até o profeta Jeremias, que também tinha sido ignorado, sim, o Senhor, Deus dos Exércitos, deu uma tarefa e um recado para o profeta levar aos políticos reunidos no palácio do rei Zedequias.

Que tarefa era essa e qual a mensagem enviada? Muito simples: Jeremias deveria confeccionar alguns adereços, entendidos aqui como “brochas” e “canzis” e pendurá-los ao pescoço e fazer outros cinco iguais para entregá-los aos representantes das nações em questão. Eles teriam que levá-los aos seus reis com a mensagem do Deus Altíssimo. Num primeiro momento, talvez pensassem que teriam boas novas! Só que não!

Em primeiro lugar, o Senhor apresenta-se como Criador da terra, do homem e dos animais e usou para isso o Seu grande poder e o Seu braço estendido, e no momento em que Ele quiser, concede o domínio de todas as coisas àquele que for justo. Então, era como se dissesse: Vocês estão achando que Nabucodonosor está com essa “bola toda”? Quem vocês pensam que está entregando todo esse poder nas mãos dele? Eu, o Deus Altíssimo!
Vocês querem saber se ele, Nabucodonosor, vai conquistar seus povos? Vai sim! Porque Eu determinei isso! Tenho Meus motivos!
Note que o Deus Altíssimo chama o rei Nabucodonosor de “meu servo”. Naquela ocasião, o Senhor achou por bem utilizar Nabucodonosor como instrumento para cumprir todos os Seus propósitos. E esse domínio vai durar muito? Vai sim! “Todas as nações o servirão a ele, a seu filho e ao filho de seu filho” está bom para vocês?

Por certo, em algum momento, aquela comitiva argumentou: Mas o Senhor vai permitir que o inimigo invada Judá também? E o templo? E vai deixar que os inimigos levem os utensílios sagrados? “[...] Sim, isso diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, acerca dos utensílios que ficaram na casa do Senhor, e na casa do rei de Judá, e em Jerusalém, à Babilônia serão levados, onde ficarão até ao dia em que eu atentar para eles, diz o Senhor; então os farei trazer e os devolverei a este lugar”. (Jr 27:21-22)

A lição preciosa que aprendemos desses fatos é que o Deus Altíssimo está no comando de todas as coisas! Não são os governos humanos nem os poderes estabelecidos por eles. Às vezes, olhamos para o rumo que as nações estão tomando e nos assustamos. Não se desespere! Quem está no comando é o Senhor dos Exércitos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário