terça-feira, 25 de julho de 2017

DECEPÇÃO

“Então, disseram: Vinde, e forjemos projetos contra Jeremias; porquanto não há de faltar a lei ao sacerdote, nem o conselho ao sábio, nem a palavra ao profeta; vinde, firamo-lo com a língua e não atendamos a nenhuma das suas palavras. Olha para mim, Senhor, e ouve a voz dos que contendem comigo. Acaso, pagar-se-á mal por bem? Pois abriram uma cova para a minha alma. Lembra-te de que eu compareci à tua presença, para interceder pelo seu bem-estar, para desviar deles a tua indignação”. (Jr 18:18-20)

Quem já não teve decepções na vida? Todos. Pelo menos, não é nem necessário definir o que é uma decepção, pois todos nós sabemos muito bem o que é isso, não é verdade? E como dói! Com o profeta Jeremias não foi diferente. No texto sagrado acima, vemos o profeta diante do Deus Altíssimo, em súplicas e com o coração apertado. Ele estava passando por uma situação muito difícil e por isso prostrou-se diante do Senhor e desabafou: - Parece que ninguém gosta de mim! Estão me dando “um gelo”! Dizem que não vão mais ouvir nada do que eu digo! Estão falando mal de mim o tempo todo!

Não é nenhuma novidade o fato de que o profeta Jeremias era rejeitado pela maioria do povo de Israel, e nós sabemos muito bem o motivo! Se Jeremias se juntasse aos faltos profetas para enganar o povo, ele seria até aplaudido! Estranho, não é? O que explica o fato das multidões gostarem de ser enganadas? E você acha que hoje é diferente? Claro que não é! As falsas igrejas, com seus falsos profetas continuam lotadas! As pessoas embevecidas pelo engano! Os sermões são agradabilíssimos! É só contribuir financeiramente e tudo se resolve!

Agora, por favor, não falem em pecado! E também não falem do inferno, condenação eterna, do julgamento divino! Isso, não! Não queremos ouvir! Ora, para o perverso, incrédulo, idólatra, o simples ouvir as Escrituras Sagradas, tira-lhes a paz! Ela funciona como um espelho que revela claramente todas as maldades, todas as intenções do coração. Mas, as Escrituras declaram também e apontam para a Cruz do Calvário, onde Cristo levou sobre Si, todos os nossos pecados e está com os braços estendidos para conceder perdão, salvação e justificação para quem nEle crer!

Portanto, não era sem motivo que o profeta Jeremias estava muito triste! Afinal, quantas vezes ele intercedera pelo povo diante de Deus? Como ele mesmo disse: “Lembra-te de que eu compareci à tua presença, para interceder pelo seu bem-estar, para desviar deles a tua indignação”. E além do mais, observe que os inimigos de Jeremias menosprezaram-no, dizendo: “Não há de faltar lei ao sacerdote, nem o conselho ao sábio, nem a palavra ao profeta”, isto é o mesmo que dizer: Afinal, quem ele pensa que é? Tudo o que ele faz, qualquer um pode fazer! Não precisamos dele! Vamos arranjar alguém para substituí-lo! Melhor, vamos armar uma cilada para derrubá-lo!

Você já passou por uma situação assim? Seu trabalho foi menosprezado? Fizeram você se sentir como uma formiguinha? Seus valores foram abalados? Seu prestígio e amor próprio foram feridos? Querem anular você? Pois bem, não pare, não fique triste, nem se deixe abater, não se deixe derrotar! Olhe para a cruz de Cristo. O que você acha que Ele sentiu, sendo abandonado na cruz? Zombavam dEle. Cuspiam nEle e afinal, Ele, Cristo, estava justamente providenciando a nossa redenção!


 Na verdade, o Deus Altíssimo sofre decepções todas as vezes que um pecador rejeita a Sua oferta de amor, de perdão, de salvação. Cristo, o Filho Unigênito de Deus, representa a maior oferta do amor de Deus Pai ao ser humano. “Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade, e purificar para si mesmo um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras”. (Tt 2:11-14)   

Nenhum comentário:

Postar um comentário