terça-feira, 6 de dezembro de 2016

SACRIFÍCIOS HUMANOS?

“Corta os teus cabelos consagrados, ó Jerusalém, e põe-te a prantear sobre os altos desnudos; porque já o Senhor rejeitou e desamparou a geração, objeto do seu furor; porque os filhos de Judá fizeram o que era mau perante mim, diz o Senhor; puseram os seus ídolos abomináveis na casa que se chama pelo meu nome, para a contaminarem. Edificaram os altos de Tofete, que está no vale do filho de Hinom, para queimarem no fogo a seus filhos e as suas filhas; o que nunca ordenei, nem me passou pela mente”. (Jr 7:29-31)

Perceba a que ponto chega a insensatez de uma mente pagã e idólatra! Os pais chegam a considerar natural e até bonito entregarem seus filhinhos para serem queimados nos altares dos seus deuses! Acham que tais sacrifícios servirão para aplacar a ira desses deuses (que nem sequer existem), e assim afastarem todos os males (doenças, pragas, falta de alimentos, falta de chuva e outros). Então, colocam filhos no mundo e eles servirão como oferta e sacrifício às entidades consideradas divinas, cada vez que faltar pão, água ou alguma praga assole a comunidade!

Mas, o mais triste é perceber que o povo de Israel irmanou-se com os povos pagãos e aprendeu com eles essas práticas. Foi por isso que o Deus Altíssimo enviou o profeta Jeremias ao encontro do povo para deixar claro que não havia nenhuma concordância da parte de Deus em relação àqueles sacrifícios. Já era um absurdo eles colocarem dentro da Casa de Deus os ídolos abomináveis dos povos pagãos. O passo seguinte seria oferecerem suas crianças em sacrifício a esses deuses. Inaceitável! (Leia Lv 20:1-5; Jr 32:34,35)

Aliás, em se tratando de holocaustos, sacrifícios em cerimônias religiosas, é preciso entender que os judeus receberam sim, orientações a respeito dos animais que serviriam como oferta pelos pecados deles, isso em caráter de substituição; em caso contrário, hoje, não haveria nenhum judeu sobre a face da terra, pois a ordem do Deus Altíssimo era “[...] cada qual será morto pelo seu próprio pecado” (II Cr 25:4) Assim, quem deveria morrer eram as pessoas, não os animais! E você acha que se a humanidade toda fosse sacrificada, o problema do pecado seria resolvido? Não seria! Morreríamos inutilmente! Se animais continuassem a ser imolados dia após dia, o problema do pecado seria resolvido? Não seria! Haveria, sim, falta de carne para alimentar a humanidade!

É necessário entender também, que a simples matança de animais = sem observar o sentido e as exigências do Deus Altíssimo = pode não servir para coisa alguma. Observe o que Deus diz a esse respeito: “De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? Diz o Senhor. Estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados, e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes. Quando vindes para comparecer perante mim, quem vos requereu o só pisardes os meus átrios? Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e também as luas novas, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniquidade associada ao ajuntamento solene”. (Is 1:11-13)

Se o cerimonial que exige a morte de animais já é triste, o que dizer então de sacrifício humano? Seria mesmo possível que o Deus Altíssimo exigisse tal coisa? Alguns se apoiam no episódio envolvendo Abraão e seu filho Isaque, quando Deus, para provar a fé de Abraão, pediu que ele oferecesse seu filho em holocausto, no Monte Moriá. (Gn 22:1-19) Leia o texto todo para saber o desfecho final. O Senhor providenciou um cordeiro para substituir Isaque!

Pois bem, da mesma forma, o Deus Altíssimo providenciou um substituto para cada um de nós: Cristo Jesus! Este é o único sacrifício que satisfaz as exigências da justiça e santidade de Deus Pai. O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! Agora podemos nos aproximar do Deus Altíssimo através do Senhor Jesus Cristo! Lavados e purificados no sangue de Cristo!

“Quando, porém, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, desta criação, não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção”. (Hb 9:11-12)    

Nenhum comentário:

Postar um comentário