sexta-feira, 28 de agosto de 2015

CRISTO - O MEDIADOR

“Porquanto há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem. O qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos”. (I Tm 2:5-6)

Num mundo conturbado como este em que vivemos, nada mais confortante e tranquilizador do que a verdade que transparece no texto sagrado acima: Há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem! Nesta afirmação não há lugar para nenhuma dúvida! Guarde bem em seu coração e na sua mente este fato.

Assim, para você chegar ao Deus Altíssimo e aproximar-se do Santo dos Santos, você pode e deve fazê-lo, mas somente através de Jesus Cristo que é o único Mediador entre Deus e os homens. Aí está a principal razão pela qual Cristo veio a este mundo – abrir o caminho que nos leva a Deus! Imagine um grande abismo separando a humanidade do Deus Altíssimo. Esse abismo chama-se pecado e impede nossa aproximação de Deus. “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça”. (Is 59:2)

Diante de um abismo, torna-se necessário um ponto de ligação, ou uma ponte que ligue uma margem à outra, não é verdade? Eis a função da cruz onde Cristo foi imolado por nossos pecados! A cruz de Cristo liga a humanidade ao Deus Altíssimo! Antes de ser o nosso Mediador, Cristo precisou ser o nosso substituto na cruz do calvário! Por isso, com toda propriedade, o Senhor Jesus Cristo afirma: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim”. (Jo 14:6)

Muitas vezes, quando necessitamos ir a algum lugar, ficamos em dúvida quanto ao caminho a seguir. Isto, porque geralmente há diversos caminhos que convergem para um mesmo ponto. Tal, no entanto, não se aplica a Deus. Existe um só caminho que nos conduz ao Deus Altíssimo: Jesus Cristo! Preste atenção: Não é uma igreja, uma religião, um credo, uma doutrina, um pastor, uma denominação religiosa, mas simplesmente e tão somente, Cristo Jesus.

E há uma razão para isso: Cristo foi o único a carregar em Si mesmo os nossos pecados! Ele se fez pecado por nós! Assumiu a nossa culpa! Como nosso substituto Ele sofreu o martírio da crucificação e derramou o Seu precioso sangue como propiciação pelas nossas transgressões! Ele se ofereceu em preço de redenção por nós! Ninguém mais poderia ter feito isso. Somente o Senhor Jesus!

Quando um cristão se alegra por sua redenção em Cristo, é porque ele reconhece que este foi o plano do Deus Altíssimo para nos resgatar do pecado e nos reconduzir a Ele! Só Cristo preenche todos os requisitos necessários para cumprir a missão de tornar o coração de Deus Pai, propício ou favorável a nós. Este é o sentido da palavra propiciação – tornar propício, aceitável!

“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, [...] no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, [...] (Ef 1:3-4 e 7)


Nenhum comentário:

Postar um comentário