quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

PERFEITO? - SÓ DEUS!


“E começou Noé a cultivar a terra, e plantou uma vinha. Bebeu do vinho, embriagou-se, e se descobriu no meio de sua tenda.” (Gn 9:21)
Moisés, o autor dos cinco primeiros livros sagrados, conhecidos como “Pentateuco”, recebeu ordem de Deus para narrar todos os acontecimentos com fidelidade aos fatos, sem esconder nada. Se o Senhor nosso Deus quisesse nos impressionar, Ele teria dito a Moisés que determinados episódios ele pulasse. Não registrasse, porque  as pessoas poderiam se escandalizar. Não, isso não é bom... Seria melhor que todos caminhassem com os olhos vendados, com uma falsa imagem de santidade dos patriarcas e de todos os personagens bíblicos! Ah! É importante que as pessoas vejam os líderes, apresentados nas Escrituras, com uma auréola na cabeça e fiquem dizendo: Como ele era santinho! É isso o que se percebe nos registros sagrados? De modo nenhum!
O Senhor nosso Deus não aprova essa questão de “canonização” humana. Pode procurar em todo o registro sagrado e você não vai encontrar nenhum personagem humano que tenha sido apresentado como infalível! Todos tiveram suas qualidades e seus defeitos! O Senhor nosso Deus valorizou as qualidades deles, mas não ignorou e nem mesmo aprovou os seus defeitos! Noé é um exemplo disso. Foi considerado o único homem que agradou a Deus em sua época. O Senhor nosso Deus chegou a fazer um projeto especial para livrar Noé do dilúvio. Deus, certamente, tinha muita apreciação por Noé! Afinal, Noé demonstrou fé, obediência e total dependência de Deus! O Senhor poderia ter orientado a Moisés, dizendo: Não registre o episódio da embriaguês de Noé! Coitadinho! Foi apenas um descuido da parte dele! No entanto, o registro sagrado aí está! Para que saibamos que Noé não era santo. Era homem. Falível! Com fraquezas e imperfeições!
Assim, nós aprendemos muitas lições preciosas observando as Escrituras. Passamos a entender o caráter do nosso Deus! E a primeira coisa que percebemos, é justamente o fato de que o nosso Deus é franco, objetivo, não usa de meias palavras. Diz o que tem que ser dito. Nada esconde! Não aprova o pecado, mas ama o pecador! Não há indício de que o Senhor nosso Deus tenha aprovado a atitude de Noé quando ele exagerou no vinho! Portanto, não adianta os amantes das bebidas alcoólicas, usarem como desculpa o fato de Noé ter se embriagado com vinho. Além do mais, entenda-se. Não podemos atribuir a Noé o vício da embriaguês, só por conta  daquele episódio da vinha que ele plantou e do fato de ter exagerado na prova do vinho. Isso não significa que Noé vivesse em estado de embriaguês.
No relacionamento entre Deus e Noé, aprendemos muito do nosso próprio relacionamento com Deus. Como Ele nos trata, como Ele nos vê. Percebe-se que o Senhor nosso Deus tem consciência das nossas fraquezas. Sabe da nossa estrutura frágil! Entende nossas dificuldades! Estende-nos a mão! Tem misericórdia e compaixão de nós! Mas, não defende nossos erros, corrige nossas falhas, está o tempo todo a nos dizer: Levante-se! Não fique prostrado! Eu lhe ajudo! Sim, sem dúvida, é possível distinguir nas Escrituras, como age o nosso Deus: Benevolente, porém, firme! Perdoador, porém, justo! Amoroso, porém, santo! Santo, porém, compassivo! Não concorda com os nossos pecados, mas entende nossas fraquezas! Levanta-nos do pó! Firma os nossos passos! Segura nossas mãos! E aquilo que não podíamos fazer, Ele fez por nós! Enviou o Seu Filho Jesus Cristo para efetuar a nossa redenção!
“Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus...” (1 Pe 3:18)
Não procure perfeição em Noé ou nos patriarcas! Essa perfeição você encontrará somente em Cristo! Pois, Cristo não é homem que se fez Deus, mas Deus que se fez homem! (Leia Fp 2:6-11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário