quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

ARCO-ÍRIS - POR QUÊ?


“Então disse Deus a Noé, e a seus filhos: Agora estabeleço a minha aliança convosco e com a vossa descendência depois de vós, e com todos os seres viventes que convosco estão, assim as aves, os animais domésticos e os animais selvagens que saíram da arca, como todos os animais da terra. Estabeleço convosco a minha aliança: Não mais será destruído tudo o que tem vida pelas águas do dilúvio; não haverá mais dilúvio para destruir a terra. E disse Deus: Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós e entre todos os seres viventes que estão convosco, por gerações perpétuas: O meu arco tenho posto nas nuvens, e ele será por sinal de haver uma aliança entre mim e a terra. Sempre que eu trouxer nuvens sobre a terra, e aparecer o arco nas nuvens, eu me lembrarei da minha aliança, que está entre mim e vós e todos os seres viventes de toda a carne. As águas não tornarão mais em dilúvio, para destruir tudo o que tem vida. O arco estará nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar da aliança eterna entre Deus e todos os seres viventes de todas as espécies, que estão sobre a terra. Disse Deus a Noé: Este é o sinal da aliança que tenho estabelecido entre mim e tudo o que tem vida que está sobre a terra.” (Gn 9:8-17)
Este texto sagrado nos mostra que, assim que Noé e seus filhos saíram da arca, e logo depois de Noé ter edificado um altar, onde ofereceu holocaustos ao Senhor, na sequência, em sinal de aceitação àquele culto de adoração, Deus faz uma aliança eterna com Noé e todos os seres viventes da terra. Que aliança era essa? Era a promessa de Deus de que não haveria mais dilúvio para destruir a terra. E como sinal dessa aliança, o Senhor nosso Deus colocou o seu arco nas nuvens. E disse que sempre que Ele trouxer nuvens sobre a terra e aparecer o arco nas nuvens, se lembrará da aliança estabelecida com todos os seres viventes: Não haverá mais dilúvio para destruir a terra!
Este arco nas nuvens, tornou-se conhecido por nós como “arco-íris”. É um fenômeno! Lindo! Colorido! Mágico! Todas as vezes que vemos um arco-íris no céu, geralmente após uma bela chuva, ficamos extasiados! Pena que poucas pessoas sabem o motivo do arco-íris aparecer. Os estudiosos estão mais interessados em explicar “como” o arco-íris se forma, mas “o porquê” desse fenômeno, eles ignoram.
E diga-se de passagem, as explicações que nos não, cientificamente, sobre o assunto, não convencem. Por que o arco-íris nem sempre aparece? É muito estranho! Às vezes ficamos anos sem contemplar um arco-íris! De repente, quando as pessoas nem se lembram mais desse fenômeno, eis que ele acontece!
Temos duas lições preciosas a aprender desse episódio: A primeira, é que o Senhor nosso Deus cumpre o que diz. Passe o tempo que passar, as promessas de Deus estão em pé! A segunda lição, diz respeito a uma outra aliança estabelecida entre Deus e os homens. O Senhor Jesus Cristo é a base dessa nova aliança. Não é um arco-íris colocado no céu! É uma cruz colocada entre o céu e a terra, fazendo ligação entre os homens e Deus! Nessa cruz, o Cordeiro de Deus, Jesus Cristo, foi imolado! Seu sangue foi ali vertido, para expiação dos nossos pecados.
Esta é a afirmação de Cristo: “A seguir tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: Bebei dele todos; porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados.” (Mt 26:27-28)

Nenhum comentário:

Postar um comentário