quarta-feira, 18 de abril de 2012

O FRUTO PROIBIDO

“Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás, pois no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (Gn 2:16, 17)
                Qual o nome da árvore, cujo fruto o homem não deveria comer? Resposta: Árvore do conhecimento do bem e do mal. Então, essa história de “maçã da tentação”, não existe. A maçã não tem nada a ver com o fruto proibido. Maçã é maçã. O fruto proibido é o da árvore do conhecimento do bem e do mal. Portanto, se você conhecer alguém, principalmente se for um cristão, que demonstre tal desconhecimento das Escrituras, compre uma Bíblia e lhe dê de presente e diga assim: Agora, leia o primeiro e o segundo capítulos do Gênesis e me responda: Qual era o fruto proibido?
                Afinal, qual é a importância de se procurar entender o mistério contido no fruto daquela árvore? Não havia árvores venenosas no jardim do Éden! Só havia árvores agradáveis à vista e boas para comida! Então, por que o homem não deveria comer da árvore do conhecimento do bem e do mal? Que poder extraordinário tinha aquela árvore? Ou, que efeito ela produzia?  Com certeza, seria um efeito pior do que as piores drogas conhecidas em nossos dias. Nós conseguimos entender o efeito caótico daquele fruto, quando percebemos a intenção do inimigo de Deus, na ocasião em que disse à mulher: “Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, os vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal.” (Gn 3:5)
                Preste bem atenção: “Sereis como Deus”. Aqui, o inimigo está induzindo a raça humana a cometer o mesmo pecado que ele havia cometido: Ser semelhante ao Altíssimo! Foi esse o pecado que levou Satanás a ser expulso da presença de Deus. Ele quis ocupar o lugar de Deus! Ele ousou querer destronar a Deus! Satanás se rebelou contra Deus e fez um terço dos anjos se rebelarem com ele. Por isso foram expulsos do céu! Habitam em trevas! A partir daí, o interesse do inimigo é conduzir a humanidade pelo mesmo caminho que ele trilhou, ou seja, para longe de Deus! Em resumo, o pecado que afastou o homem de Deus, foi ele ter se deixado seduzir pelo orgulho e querer ocupar o lugar que pertence a Deus! Veja estas referências: Ezequiel 28:1-19; Apocalipse 12:1-9; Isaías 14:11-15; Judas 1:6; Daniel 8:10 e Efésios 6:11, 12.
                A característica principal do inimigo de Deus, entre outras, é a usurpação, ou seja, querer assumir o lugar de Deus. E esta característica tem se manifestado no ser humano também. Por isso, não se espante com essa mania, muito comum, no relacionamento humano: Se o patrão não se cuidar, o empregado derruba o patrão e assume o comando. Durma no ponto e você vai ver só!
                Mas o nosso Deus é soberano, único, absoluto! “Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus, e os estendeu, e formou a terra, e a tudo o que produz, que dá respiração ao povo que nela está, e vida aos que andam nela. Eu sou o Senhor; este é o meu nome! A minha glória a outrem não a darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.” (Is 42: 5, 8)
                Assim, concluímos: Difícil é fazer uma ideia de como seria o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, porém, os efeitos que esse fruto causou na natureza humana, são bem visíveis, tanto, que todos os dias, todos os momentos, sentimos pulsar em nós os fluídos venenosos do orgulho, da soberba, da usurpação, do desejo mesquinho de dominar os outros, da vanglória, da exaltação, do egoísmo, da ganância, da prepotência, e este mal é tão devastador, que se o Senhor nosso Deus não tivesse posto em segurança a árvore da vida, a ganância do homem o teria impelido a comer dessa árvore também, ficando assim, afastado para sempre de Deus! Agora, você sabe por que só Cristo pode reverter essa situação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário